ENTREVISTA COM O IDEALIZADOR DO MOVIMENTO

                  


Radialista Altamiro Lira, entrevistando Márcio Gomes

Clique aqui e ouça a entrevista

INTRODUÇÃO DA ENTREVISTA:

ALTAMIRO: Estamos aqui com o jovem  Márcio Gomes, o idealizador e coordenador geral do movimento popular acesso a Linha Verde,  para falar um pouco sobre o movimento que marcou a história de Alagoinhas com o maior abaixo assinado de todos os tempos.

PERGUNTAS E RESPOSTAS :

ALTAMIRO : A nossa comunidade quer saber: Marcio quando foi que começou o movimento popular idealizado e coordenado por você para construção de uma estrada que dá acesso a cidade de Alagoinhas ás praias do Litoral Norte ?

MARCIO:  Antes mesmo de responder a sua pergunta Altamiro, quero saudar a todos e a todas que estão nos ouvindo neste exato momento. Bom, o movimento popular acesso a Linha Verde começou em primeiro de outubro de 2007 e em apenas dois meses de movimento popular conseguimos arrecadar 30.690 assinaturas, sendo este o maior abaixo-assinado da história de Alagoinhas e que foi entregue ao Sr. governador do estado, Jaques Wagner, no dia 11 de dezembro de 2007 aqui em Alagoinhas, no lançamento da obra da pavimentação do  jardim petrolar. Esse movimento só  se tornou possível porque o povo de Alagoinhas acreditou no movimento participando com suas assinaturas e também como agentes mobilizadores. O movimento é de natureza popular, aqui representado por toda sociedade civil organizada não importando o sexo, a cor , a raça, religião e nem  partido  político, pois o movimento é  de todos nós.

ALTAMIRO : Porque o nome movimento popular acesso a linha verde ?

MARCIO:  É movimento,  porque se trata de uma ação, popular porque é de interesse de todos onde todo cidadão pode participar e acesso a Linha Verde  porque esse é nosso principal objetivo.

ALTAMIRO : Como foi que surgiu essa feliz iniciativa de se fazer um movimento popular de tamanha importância?

MARCIO:  Essa  iniciativa de criar o movimento popular acesso a linha verde nasceu  a partir da vontade de ver a minha cidade Alagoinhas ter um  acesso independente ás praias. Depois  eu percebi que essa vontade não era só minha e sim de todo povo da região.  Com isso, deixou de ser individual e passou a ser coletivo, ou seja,  popular, que se deu em função da dificuldade que temos para chegar as praias do nosso Litoral.

ALTAMIRO : Você  já foi para a linha verde por essa estrada que está defendendo ?

MARCIO:  Eu tive a oportunidade de viajar pela estrada de cascalho que dá acesso por Araçás- Itanagra até à Linha Verde fazendo todo um mapeamento, ou seja, tirando fotos para construção do documentário que fiz sobre o movimento. E pude constatar que, a distância do entroncamento de Alagoinhas na BR 101 até a linha verde na BA 099 é de apenas 70 km saindo na praia de Massarandupió em frente ao posto Linha Verde.

ALTAMIRO : O que você espera dos nossos governantes depois desse apelo popular com a marca de 30690 assinaturas ?

MARCIO:  Olha Altamiro, eu não tenho dúvidas que essa estrada irá sair. O governador Jaques Wagner foi muito positivo em seu pronunciamento sobre a construção dessa estrada.  Será uma vitória de todos, pois juntos : Governo, Petrobrás, deputados, Prefeitos e sociedade organizada, aqui representada pelo movimento popular acesso a Linha Verde, vamos conseguir realizar esse antigo sonho que existe  desde a concepção da Linha Verde e que é  esperado pelo povo de Alagoinhas e região.

ALTAMIRO : Quais os benefícios que essa nova estrada irá trazer para Alagoinhas e região?

MARCIO:  Muitos serão os benefícios com a nova estrada. Irá permitir  que todos possam usufruir com maior comodidade e praticidade as belezas  naturais do Litoral Norte do nosso Estado; vai gerar emprego e renda, promover o lazer, aquecer a indústria do turismo, além de fazer um percurso em menos de uma hora para chegar até a Linha Verde.

ALTAMIRO : Como você está se sentido com o progresso que vem tendo o movimento?

MARCIO:  Na condição de idealizador e coordenador geral do movimento popular acesso a linha verde, aqui representando a vontade popular, me sinto com  a sensação do dever cumprido ao exercer a minha cidadania. Muito feliz como cidadão alagoinhense em poder representar a vontade popular a partir dessa iniciativa, e contribuir para o desenvolvimento de Alagoinhas e de toda região. Vamos ter o nosso acesso independente. E o mais importante é ver a participação de todos em prol do movimento, e o acolhimento das moções de aplausos que temos recebido de algumas Câmaras de Vereadores a exemplo de Alagoinhas, Araçás, Itanagra, Aramari dentre  outras.

ALTAMIRO : Marcio Gomes todos vêem em você um jovem adulto de muita coragem e determinação. O que você vem realizando é muito raro se ver em outras pessoas. Por tudo isso, intimamente você se julga um herói ?

MARCIO:  Olha Altamiro, muito obrigado pelas palavras sinceras de elogios a minha pessoa, mas o meu verdadeiro papel a frente deste movimento foi de unir as pessoas em prol de uma vontade que está preso há muitos anos  em nossos corações. E só através de um movimento popular, de uma ação cidadã pró - ativa, que poderemos fazer valer a vontade popular e com isso exercer a nossa cidadania. E eu não me julgo um herói, eu não tenho esse tipo de vaidade comigo.  A minha realização é em poder ver as coisas acontecerem efetivamente e com isso  transformar a vida das pessoas para que tenhamos mais opções de lazer e qualidade de vida.  E com essa estrada,  viveremos um novo tempo. 
  

ALTAMIRO : Márcio Gomes até quando vai essa mobilização em prol da estrada de acesso a linha verde?

MARCIO:  Bom movimento popular acesso a Linha Verde só vai encerrar no momento em que o governador inaugurar a estrada, pois o abaixo-assinado com 30.690 assinaturas só foi a  primeira etapa dentre muitas que virão. Depois da entrega do abaixo-assinado ao governador, outras ações foram desenvolvidas na busca incansável do nosso acesso ás praias.  No dia 24 de fevereiro de 2008 o movimento popular, através do Vereador Radiovaldo Costa, entregou ao Deputado Federal Nelson Pelegrino o documentário solicitando o apoio do Governo Federal. No dia 13 de março de 2008 também através do Vereador Radiovaldo Costa foi entregue, pelo movimento, o documentário ao gerente da Petrobrás na Bahia Antonio Rivas solicitando o apoio financeiro da Petrobras para construção desta estrada junto ao governo do  Estado. Iremos todos continuar lutando por essa importante estrada de acesso as praias e fazer de Alagoinhas o novo portal do Litoral Norte da Bahia construindo um futuro melhor para todo povo dessa região.

ALTAMIRO : Marcio Gomes foi criado o site do movimento popular. Diga para os nossos ouvintes como acessar e qual o objetivo deste site ?


MARCIO:  Este site foi desenvolvido com o objetivo de manter as populações de Alagoinhas e região bem informadas sobre andamento do movimento.