SAIBA TUDO SOBRE O MOVIMENTO POPULAR ACESSO À LINHA VERDE

 

ALAGOINHAS E REGIÃO ÀS PRAIAS, UM SONHO QUE SE TORNA REALIDADE

 

O Movimento Popular Acesso à Linha Verde nasceu no dia 1º de Outubro de 2007 quando o idealizador e Coordenador Márcio Gomes, conhecido carinhosamente como  Márcio da Linha Verde e sua esposa, Silvia de Moura, começaram a coletar as assinaturas dos moradores de Alagoinhas, e apenas em dois meses o casal conseguiu reunir 30.690 (trinta mil, seiscentas e noventa) assinaturas que foram entregues ao ex – Governador da Bahia, Jaques Wagner no dia 11/12/2007 na cidade de Alagoinhas.

Márcio da Linha Verde foi um guerreiro incansável na luta pelo acesso às praias, porque  além de arrecadar 30.690 assinaturas, ele contactou em 2008 vinte e cinco Prefeitos de cidades que agora serão beneficiadas com essa obra Magnífica em todos os aspectos.

Para pedir o indispensável apoio, Márcio, incansável batalhador tirou inúmeras fotos com cada Prefeito, onde numa placa se lia: “Eu apoio o Movimento Linha Verde”. Ao todo, foram entregues ao Ex-Governador Wagner, no mesmo ano, 25 fotos, com um ofício impresso em uma placa alusiva. Participaram do apoio ao Movimento os municípios de Alagoinhas (Paulo Cézar), Araçás (Uelinton Coelho),  Itanagra ( Persídio) , Ouriçangas  (Nildon), Aramari (José Carlos), Pojuca (Geruza Laudano), Sátiro Dias (Joaquim Neto), Entre Rios (Fernando Madeirol), Rio Real (Antônio Carroça), Cardeal da Silva (Maria Quitéria), Pedrão (Alceu Barros), Inhambupe (Euberto Luiz), Esplanada ( Diolando Batista), Conde (Antonio Eliud),  Acajutiba (Alexsandro Menezes), Itapicuru (José Moreira), Irará (Derivaldo Pinto),  Catú (Gilcina Carvalho), Água Fria (Adailton Nunes), Teodoro Sampaio (  Antônio Valente ), Amélia Rodrigues (Antônio Carlos ), Terra Nova (Francisco Hélio), São Sebastião do Passé ( Tânia Portugal), Feira de Santana (Tarcizio Pimenta), Olindina ( Antônio João).

Por conta da persistência, Márcio recebeu o apelido de “Carrapato da Linha Verde” e  em 2009 continuou sua saga marcando presença em 16 (dezesseis) municípios, e quando o Governador inaugurava obras nas cidades da Região, lá estava Márcio ao lado de sua esposa Silvia com uma faixa pedindo a tão sonhada ligação  com a Linha Verde, do  Município que recebia o Governador.

No dia 28/09/2013 o resultado do sonho e da luta começou a se concretizar quando foi inaugurado pelo Ex-Governador, e agora Senador Jaques Wagnera nova estrada com a qualidade de asfalto CBUQ (material utilizado em estradas que recebem grande fluxo de veículos), ligando assim, inicialmente o trecho Araçás / Itanagra, que tem uma extensão   de 22 km,  que além de permitir o acesso às praias, libertou os Itanagrenses do isolamento viário.

Em novembro de 2017, o governador Rui Costa autorizou ainda no primeiro mandato, a segunda e última etapa da obra no trecho Itanagra/Linha Verde que tem uma extensão de 20,32 km. A obra foi então retomada em 2018, após correções do Projeto, que prevê a construção da Estrada e das duas pontes simultaneamente, completando assim, o trajeto de 66 km começando em Alagoinhas na BR 101 passando por Araçás ( BA 093 ) e Itanagra até à Linha Verde( BA 099 ) no entroncamento de Porto Sauipe (distrito de Entre Rios). Segundo o idealizador do Movimento, Márcio Gomes, as obras seguem em ritmo avançado e tem previsão de entrega ainda este ano.

“Só tenho a agradecer primeiramente a Deus, depois a minha amada e querida Mãe Lizânia, a minha esposa Silvia Moura, grande companheira na minha vida e no Movimento,  agradeço também aos Governadores Rui Costa e Jaques Wagner que apostaram no Projeto, ao secretários de infraestrutura Otto Alencar e Marcus Cavalcanti concretizando  o anseio de toda região.  Aos 25 prefeitos de 2008 da nossa região,  e às 30.690 pessoas que assinaram o Abaixo Assinado, apostando nesse projeto que realizou um sonho de décadas para Alagoinhas, Araçás, Itanagra  e toda  região de ficarem mais próximas das praias”, conclui Márcio da Linha Verde.

 

Movimento popular acesso à  linha verde, 30.690 assinaturas !

essa conquista é sua ! essa conquista é de todos nós !