Nos dias 16 e 17 de outubro, aconteceu no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, a 174ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (Roca), promovida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). O evento reuniu os líderes das empresas públicas de tecnologia de todo o país para dois dias de debates, apresentações e intercâmbio de experiências sobre segurança cibernética, transformação digital e os desafios da gestão pública no universo de TIC. A escolha da capital baiana para sediar a reunião reforça a força do ecossistema baiano de TIC e o papel da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb) na modernização de serviços públicos, interoperabilidade de dados e proteção de infraestruturas críticas.
A Abep-TIC tem papel relevante na articulação entre o setor privado e o governo, contribuindo para o desenvolvimento de políticas que promovam a inovação tecnológica e segurança das informações, sempre com foco na transformação digital para evolução dos serviços públicos digitais prestados à população.
A cerimônia de abertura do evento contou com a participação do secretário da Administração do Estado, Rodrigo Pimentel, que falou sobre a relevância da reunião na Bahia. “Esse é um evento importante para as entidades de TI do país, onde todas as empresas, entidades e prestadoras de serviços de tecnologia dos estados estão reunidas na Bahia, que vive, atualmente, um momento muito bom na parte de tecnologia. Alcançamos diversos avanços relevantes na área de transformação digital e de inteligência artificial. Neste sentido, é muito importante trazer aqui para nosso Estado esse encontro que tem o objetivo de tratar e discutir essas demandas, além de possibilitar o compartilhamento e troca experiências e informações entre todos os estados da Federação”, declarou Pimentel.
Com uma programação extensa focada em soluções tecnológicas que ampliem e eficiência dos serviços públicos digitais, a Roca debateu temas estratégicos para o fortalecimento da TIC pública como IA, segurança de dados, data centers e sustentabilidade do setor, além de pautas internas da associação.
A reunião, que também contemplou uma agenda interna com foco nos índices e métricas que orientam a evolução do governo digital, teve como destaque a eleição do presidente executivo da Abep-TIC. O diretor executivo da Prodeb, José Rebouças foi eleito para liderar a associação. “Entendo que Roca é uma oportunidade para discutirmos a TI pública num nível mais estratégico, elevado, reforçando o nosso papel no fortalecimento da transformação digital e na aceleração das entregas nos Estados. Além disso, foi mais uma oportunidade para mostrar a posição de destaque dos Estados na prestação de serviços públicos de qualidade à população”, declarou o presidente.
Fonte: Ascom/Prodeb
Comentários