2º Festival do Queijo Artesanal promove experiência multissensorial e troca de conhecimentos


2º Festival do Queijo Artesanal promove experiência multissensorial e troca de conhecimentos

Foto: Milena Andrade/CAR

Teve início, nesta sexta-feira (31), a programação técnica do 2º Festival do Queijo Artesanal da Bahia, que segue até este sábado (1º), no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. A programação conta com o “Queijo Nota 10”, uma degustação comentada de queijos artesanais, além de palestras técnicas com a participação de produtores(as), estudantes e público em geral.

A programação oferece aos participantes uma experiência multissensorial, unindo conhecimento técnico, troca de saberes e apreciação dos sabores únicos e diferenciados dos queijos artesanais produzidos na Bahia. São apresentados queijos maturados e frescos, elaborados com leite de cabra, ovelha, búfala e vaca, destacando a diversidade e a qualidade da produção local.

O coordenador de Segurança Alimentar da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Gilmar Bonfim, destacou que o evento proporciona momentos valiosos de integração entre queijeiros e o público. “Tratamos de temas como produção, maturação e atualização das legislações com foco no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), no SIM/Consórcio e no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/BA), além de marketing e comercialização”, ressaltou.

Sílvio Luiz Soglia, professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é mediador e palestrante da programação técnica. Ele explica que as atividades são divididas em duas etapas. “A primeira, denominada Queijo Nota 10, traz apresentações dos próprios produtores, que falam sobre seus queijos enquanto o público participa da degustação. A segunda parte é composta por palestras sobre temas relevantes ao processo produtivo, escolhidos pelos próprios produtores.”

Entre as participantes das palestras, Maria Alice Rocha, produtora de queijos frescos e maturados há seis meses no Sítio Torto Arado, em Mucugê, na Chapada Diamantina, destacou a importância da troca de conhecimento. “A palestra sobre maturação de queijos artesanais foi fundamental. Minha família está escrevendo essa história, e a parte técnica é essencial. Às vezes conseguimos um bom sabor, mas não a estética ideal. Aprendi muito com a combinação entre a teoria acadêmica e a prática dos produtores, foi muito enriquecedor.”

Já Eduardo Emídio, da Queijaria Produzir Preservar, localizada no distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe, ressaltou a valorização da produção no bioma Caatinga. “Participar de um evento como este, promovido pela CAR, é trazer a Caatinga até a capital. É mostrar o valor dos nossos produtos — desde a alimentação das vacas e a ordenha até os processos de fermentação, pasteurização e maturação — para que o público urbano conheça a importância dessa cadeia produtiva.”

Sobre o Festival
O 2º Festival do Queijo Artesanal da Bahia acontece até sábado (1º), no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. O evento é uma realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Associação de Produtores de Queijo da Bahia e a Unicafes Bahia, com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur).

Serviço
Evento: 2ª edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia
Data: 30 de outubro a 1º de novembro de 2025
Local: Mercado do Rio Vermelho – Salvador (BA)
Horário: Sexta-feira (31) e sábado (1º): das 12h às 21h

Fonte: Ascom/CAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *