O deputado Antonio Henrique Júnior (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues, solicitando a implantação de capacitação da modalidade de Educação Profissional, com oferta de Cursos Técnicos no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Kelly Magalhães, em Barreiras, município localizado a cerca de 800 quilômetros de Salvador.
O parlamentar sugeriu a oferta de cursos estratégicos para a região, especialmente voltados à área da saúde, como Técnico em Farmácia, Técnico em Cuidador de Idosos e de Pessoas com Deficiência, e Técnico em Alimentação, áreas que, segundo ele, apresentam carência de profissionais qualificados. “Essa ação geraria um impacto positivo imediato, garantindo que os jovens do Oeste baiano tenham mais oportunidades de formação, acesso ao mercado de trabalho e geração de renda, sem precisar deixar sua região de origem”, destacou.
Ainda segundo o legislador, a proposição atende a uma demanda urgente e estratégica, não apenas para Barreiras, mas para todo o Território de Identidade da Bacia do Rio Grande, pois se trata de uma necessidade fundamental para a qualificação profissional da juventude e para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Atualmente, Barreiras é considerada uma das cidades polo do Oeste da Bahia, com população estimada em mais de 170 mil habitantes, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse fator, de acordo com o deputado, evidencia a necessidade de ampliar a qualificação profissional dos estudantes, em razão do elevado número de moradores. “O município vivencia um crescimento contínuo que demanda, na mesma proporção, a qualificação profissional de sua população”, destacou.
Antonio Henrique Júnior frisou que a oferta atual não atende à alta demanda e defendeu sua proposição, enfatizando que “a implantação dos cursos técnicos nesta unidade não apenas dobraria a capacidade de atendimento em Barreiras, como também permitiria a diversificação dos eixos tecnológicos ofertados”.
Comentários