ALBA participa de evento sobre cuidados paliativos perinatal e perdas gestacional e neonatal


A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Braga, participou do Ato dos Cuidados Paliativos Perinatal e Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil, promovido, nesta quarta-feira (15), pelas secretarias estaduais de Políticas para a Mulher (SPM) e de Saúde (Sesab), no Auditório Jornalista Jorge Calmon da ALBA.

Cantando também com as presenças da vice-presidente, Fátima Nunes, dos deputados Maria del Carmen (PT) e Robinson Almeida (PT), e da presidente da Assembleia do Carinho, Tanísia Coronel, o evento faz parte das atividades de ambas as secretarias de Estado. Durante o mês de outubro, tem como objetivo lembrar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, o Dia Internacional de Conscientização da Perda Gestacional, Neonatal e Infantil (15) e o Dia Internacional do Cuidado, celebrados nos dias 11, 15 e 29, respectivamente.

Em seu pronunciamento, Ivana saudou os presentes, elogiou a organização e o objetivo do evento, falou de solidariedade e do necessário cuidado e acolhimento às mães que perdem seus filhos. Para ela, falar sobre a perda gestacional, neonatal e infantil é dar voz a uma dor que, muitas vezes, é silenciada. “Acolher essas famílias com políticas públicas e cuidados paliativos é um ato de amor e humanidade. Os cuidados paliativos representam justamente isso: o olhar sensível que garante dignidade, conforto e amparo em momentos tão difíceis. Quando o poder público se une em torno dessa causa, reafirma o valor da vida em todas as suas fases e o compromisso de transformar a dor em empatia e cuidado”, disse.

AÇÕES

Compuseram a mesa, a titular da SPM, Neusa Cadore; o subsecretário da Sesab, Paulo Barbosa; a médica neonatologista, Stephanie Pinto de Oliveira; representando os pacientes com ambulatório de cuidados paliativos-neonatais, Lília Embiruçu; e Flávia Carvalho, mãe de Helena e idealizadora da Lei da Semana Helena, que contribuiu para dar visibilidade às perdas gestacionais, neonatais e infantis, sensibilizando a sociedade para o acolhimento e respeito às famílias enlutadas.

No ato, Neusa reafirmou o compromisso do Governo da Bahia com políticas públicas direcionadas ao segmento. Segundo a secretária, a Bahia já é referência nacional, com a criação do Ambulatório de Cuidados Paliativos Perinatal, no Hospital Geral Roberto Santos, em 2017; a Lei nº 14.558, de 2023, institui a Semana Helena de Sensibilização sobre as Feridas Gestacional, Neonatal e Infantil; e a inauguração, neste ano, do primeiro Hospital de Cuidados Paliativos do Brasil.

“Falar de cuidados paliativos é falar da vida em todas as suas etapas e formas, reconhecendo que o amor e o cuidado permanecem — mesmo diante da perda. Este encontro é, acima de tudo, um gesto de amor e solidariedade. É um momento de nos reconhecermos na dor e também na força, de partilhar afeto e de transformar a saudade em cuidado”, afirmou.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *