SPM planeja ações do projeto Cuidar de Quem Cuida com foco nas trabalhadoras do Carnaval 2026


SPM planeja ações do projeto Cuidar de Quem Cuida com foco nas trabalhadoras do Carnaval 2026

Foto: Isabela Bugmann/Ascom SPM

A contagem regressiva para o Carnaval 2026 já começou na Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), em torno dos serviços que deverão ser prestados às ambulantes, catadoras de materiais recicláveis e cordeiras, com a realização do projeto Cuidar de Quem Cuida. Durante encontro na sede da SPM, nessa quinta-feira (16), juntamente com representantes das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), foram discutidas diretrizes para a execução do projeto no próximo ano, para promover direitos, acolhimento e condições dignas de atuação a essas mulheres durante a festa.

Neste ano, o projeto atendeu mais de 2.400 trabalhadoras nos dias de folia, em espaços montados no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, e na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Ondina. Durante o Carnaval, são oferecidos atendimento psicológico, oficinas de yoga, massoterapia, penteados, rodas de conversa, exercícios de respiração, acupuntura auricular, ventosaterapia e meditação.

A superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva das Mulheres da SPM, Luciana Mota, destacou a necessidade deste planejamento prévio do trabalho que é realizado em parceria da SPM com a Seades, Setre e das Voluntárias Sociais. “O Cuidar de Quem Cuida é um projeto que ajuda a aliviar o cansaço da rotina intensa dessas trabalhadoras. É uma ação que valoriza a autoestima das mulheres e oferece alimentação e cuidados diversos, realizados por uma equipe multidisciplinar. E para que tudo dê certo, é necessário o planejamento com bastante antecedência. Por isso, desde agosto estamos dialogando com a Secretaria de Planejamento e hoje tivemos mais esse encontro. Isso reforça o empenho do Governo do Estado, por meio de seus diversos órgãos, em valorizar e cuidar das mulheres que são parte essencial da realização da maior festa de rua do mundo”, afirmou.

Pesquisa – Durante a reunião, foi apresentada uma pesquisa inédita que detalha as condições de trabalho das catadoras e cordeiras no Carnaval. O estudo levantou os principais desafios enfrentados por elas, oferecendo subsídios concretos para a formulação de políticas públicas eficazes. As propostas visam garantir acolhimento, mas também a promoção de direitos e melhores condições de trabalho durante o Carnaval e em outras festas populares da Bahia.

Fonte: Ascom/SPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *