O deputado Hilton Coelho (Psol) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de aplausos à professora doutora Mônica Neves Aguiar da Silva, em reconhecimento à sua destacada trajetória acadêmica e à conquista histórica de se tornar a primeira mulher a assumir a Direção da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), uma das mais tradicionais do Brasil.
Professora associada do Departamento de Direito Privado da Ufba, doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, pesquisadora em Bioética e líder do Grupo VIDA de Pesquisa, Mônica Neves é também psicóloga, acadêmica de Medicina, vice-presidente da Academia de Letras Jurídicas da Bahia e juíza federal aposentada. Sua carreira é marcada por um compromisso ético e político com o ensino público, a produção científica crítica e a defesa de uma universidade democrática, inclusiva e socialmente comprometida.
Para o parlamentar, “ao assumir a direção da Faculdade de Direito da Ufba, Mônica rompe uma barreira histórica em um dos espaços mais tradicionais e masculinizados da academia brasileira. Sua eleição representa um avanço na luta por representatividade das mulheres nos espaços jurídicos e acadêmicos, afirmando que a presença feminina na direção de instituições de prestígio não é concessão, é conquista”.
“É uma vitória simbólica e concreta das mulheres, da universidade pública e de todos que acreditam numa educação voltada para a justiça social e para a transformação da sociedade”, afirmou o deputado Hilton Coelho.
Com esta moção, “prestamos homenagem a uma intelectual que honra a Bahia, o serviço público e o compromisso com a emancipação humana, reafirmando que reconhecer trajetórias como a de Mônica Neves é também defender o papel público, democrático e popular da universidade brasileira”.
Comentários