Projeto de estudantes de Catu chega à final de mostra internacional de ciência


Projeto de estudantes de Catu chega à final de mostra internacional de ciência

O projeto “R&S 360 – Recrutamento inteligente por competência”, desenvolvido pelos estudantes Cauan Eduardo Rabelo e Letícia Santana, do Clube de Ciências Professora Ilza Maria, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu, está entre os finalistas da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2025. O evento, que segue até esta sexta-feira (31), na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, é considerado um dos maiores da área científica da América Latina.

A estudante Letícia Santana, 17 anos, que faz o curso técnico em Administração, falou da importância de participar do evento juntamente com o seu colega Cauan. “Ser finalista da Mostratec 2025 é uma experiência única. É muito gratificante poder representar o nosso CEEP, a cidade de Catu e o Estado da Bahia. Apresentar o projeto R&S 360 em um evento internacional como este é uma grande oportunidade de aprendizado, troca de experiências e crescimento, tanto pessoal quanto profissional”.

Para o professor e orientador do projeto, Deivison Trindade dos Santos, estar entre os finalistas representa o reconhecimento da qualidade técnica, relevância social e potencial de inovação do projeto, que propõe o uso da inteligência artificial aplicada ao recrutamento e seleção por competências. “Esta conquista reforça o compromisso do CEEP com a pesquisa científica, o empreendedorismo juvenil e a formação de estudantes protagonistas, capazes de transformar ideias em soluções reais para o mundo do trabalho e a sociedade”, destacou.

Pesquisa e inovação
A finalidade do projeto R&S 360 é modernizar o processo de recrutamento e seleção nas empresas, integrando Inteligência Artificial (IA), gamificação e análise de competências técnicas, comportamentais e culturais. A iniciativa busca tornar as contratações mais eficientes, inclusivas e humanizadas, reduzindo o viés inconsciente e ampliando oportunidades para grupos socialmente sub-representados.

Cauan Eduardo Rabelo, 17 anos, do curso técnico em Logística, informou que a pesquisa envolveu revisão bibliográfica, entrevistas com profissionais de Recursos Humanos e testes simulados com perfis fictícios, resultando na criação de um protótipo funcional do aplicativo R&S 360. “Os resultados indicaram que o uso de tecnologias emergentes no RH pode aumentar a assertividade das contratações, promover a diversidade e otimizar o tempo e o custo dos processos seletivos”, disse.

Sobre a Mostratec
A Mostratec reúne, anualmente, centenas de jovens pesquisadores de diversos países que apresentam soluções inovadoras para desafios contemporâneos nas áreas de Ciência, Tecnologia e Educação. O evento reconhece os melhores projetos com medalhas, certificados e prêmios diversos, que podem incluir bolsas de estudo, participação em feiras internacionais e publicações.

Fonte: Ascom/SEC
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *