O deputado Tiago Correia (PSDB) registrou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma moção de congratulação ao município de Vitória da Conquista que completou 185 anos de emancipação política e econômica, no último dia 9 de novembro. Situada a 510 km de Salvador, a segunda maior cidade do interior possui cerca de 400 mil habitantes. É considerada a capital da Região Sudoeste, em uma área que abrange 80 cidades baianas e mais 16 municípios localizados no Norte de Minas Gerais. Vitória da Conquista faz limite com os municípios de Anagé, Barra do Choça, Cândido Sales, Itambé, Encruzilhada, Ribeirão do Largo, Planalto e Belo Campo.
Sobre a luta pela emancipação, o tucano conta que o Arraiá da Conquista foi fundado em 1783 pelo sertanista português João Gonçalves da Costa, que só conseguiu a elevação para vila e freguesia em 1840. No entanto, escreve o legislador, a conquista da autonomia administrativa só veio em dezembro de 1943, através da Lei Estadual 141, com o município passando a ser denominado de Vitória da Conquista.
No documento em homenagem à terra em que nasceu, o líder da Bancada da Oposição na ALBA destacou a privilegiada localização da cidade, às margens da BR-116, a famosa Rio-Bahia, e a estrada Ilhéus-Lapa, que promoveram a integração com outras importantes regiões da Bahia e do Brasil.
Tiago falou ainda a respeito do incremento da cultura agrícola, por volta de 1975, e ressaltou a ampliação da oferta de serviços nas áreas de educação, saúde e comércio, contribuindo para o desenvolvimento de Vitória da Conquista, já no final dos anos 1980.
O comércio forte e dinâmico de Conquista, que conta com muitas empresas, shoppings, lojas e escritórios, também mereceu destaque na moção de aplausos do deputado. “O pujante comércio de Vitória da Conquista traz influência direta para cerca de 2 milhões de pessoas, o que coloca a cidade entre os 100 maiores centros urbanos do Brasil. Viva Vitória da Conquista pelos 185 anos de sua emancipação!”, saudou o deputado Tiago Correia.





Comentários