Agroindústrias Familiares intensificam produção para a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar


Agroindústrias Familiares intensificam produção para a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

Foto: Geraldo Carvalho- Ascom/CAR

A poucos dias da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, cooperativas e agroindústrias familiares de todas as regiões do estado vivem uma verdadeira maratona produtiva. O evento, que acontece de 10 a 14 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador, é reconhecido como uma das maiores vitrines da agricultura familiar no país e, em 2025, chega ainda mais robusto.

O dinamismo nas agroindústrias familiares reflete os resultados dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Nos últimos anos, a CAR vem impulsionando a estruturação da base produtiva e o fortalecimento da agroindustrialização, com a construção e requalificação de aproximadamente 400 agroindústrias em toda a Bahia.

Além da expansão da infraestrutura, as agroindústrias ganharam novo fôlego com a contratação de 480 profissionais, entre Técnicos(as) de Apoio à Gestão e Acesso a Mercados (ATEG), Técnicos(as) de Apoio à Base Produtiva (ATEP) e Agentes de Negócios. Selecionados via edital da CAR, esses profissionais atuam diretamente nas unidades, garantindo que os empreendimentos estejam preparados para ampliar mercados, qualificar produtos e aproveitar ao máximo a Feira, um dos principais eventos comerciais do setor no estado.

Em Ibotirama, a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), com 215 cooperados, vive uma fase de expansão. Os investimentos na agroindústria permitiram maior padronização e agregação de valor ao mel. Para 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar, a Coopamesf prepara um mix variado, incluindo bisnagas de mel de 1 kg, 500 g e 250 g, além de 20 kg de sachês. O técnico Ateg da cooperativa, Deoclecio Miranda, destaca o otimismo para 2025: “Teremos os lançamentos do mel de aroeira e do extrato de própolis. No ano passado, tivemos excelentes vendas só com o mel. Este ano, com os novos produtos, esperamos um resultado ainda melhor”, afirma.

No Território do Sisal, a Cooperativa Regional de Agricultores(as) Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), em Monte Santo, intensifica a produção de itens derivados do licuri, símbolo da cultura alimentar do Semiárido baiano. A agroindústria produz cerca de 280 potes diários de balinhas de licuri, um dos grandes sucessos da edição anterior. A cooperativa levará ainda licuri in natura, azeite, cerveja artesanal e outros derivados. Para o presidente, Charles Conceição, a Feira é estratégica. “O licuri, além de ser um fruto emblemático, tem potencial econômico enorme e encontra na Feira um espaço privilegiado para conquistar novos consumidores”.

Também acelerando a produção está a Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas de Itaberaba (Coopaita), referência na produção de frutas desidratadas e liofilizadas. A unidade beneficia mais de 300 mil quilos de frutas por ano, especialmente abacaxi, jaca e banana, e recebeu investimentos para modernizar suas estruturas, ampliando a capacidade produtiva para 80 toneladas anuais. Para a Feira, a Coopaita levará frutas in natura, desidratadas e liofilizadas e estuda lançar uma barrinha de jaca com coco. Em 2024, alcançou um bom desempenho, abrindo portas para negociações em grandes centros urbanos.

Sobre a feira

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da SDR e da CAR, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a UNICAFES Bahia, a 16ª edição da Feira deve reunir milhares de visitantes e mais de seis mil produtos da agricultura familiar dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, entre alimentos, bebidas, artesanato, cosméticos, flores e produtos da economia solidária. A programação inclui Tenda Quilombola, Tenda Indígena, Tenda de Artesanato e a 3ª Feira Agroecológica da Bahia, além de duas amplas praças gastronômicas, atrações musicais e muitos mais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *