A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sediou, na manhã desta terça-feira (26), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, o Simpósio Internacional de Segurança Pública e Relações Raciais, organizado pela Polícia Militar da Bahia (PMBA). O encontro teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências e perspectivas para aperfeiçoar metodologias e consolidar práticas inovadoras voltadas ao enfrentamento do racismo estrutural e institucional no âmbito da segurança pública nacional.
O deputado Marcelino Galo (PT) participou do evento e destacou a centralidade do combate ao racismo entre os profissionais que operam a segurança no Estado. “Sem segurança pública, nós não vamos ter democracia. Mas, para construir a democracia neste país, a luta de combate e enfrentamento ao racismo deve estar na sua centralidade. É preciso ter consciência de que, desde os tempos da escravidão, essa sociedade foi construída tendo como elemento estruturante a violência”, afirmou o parlamentar.
O simpósio contou com a presença de representantes de diversas forças de segurança, além da Ouvidora Nacional dos Direitos Humanos, Denise de Paula, que parabenizou a PMBA pela iniciativa. “A nossa Ouvidoria tem um papel de extrema relevância, pelo diálogo e pela mediação de conflitos”, destacou.
O subcomandante-geral da PMBA, coronel Antonio Nascimento Lopes, também ressaltou a importância de modernizar a corporação para melhor atender a população. Segundo ele, aprimorar procedimentos e qualificar o serviço prestado são passos essenciais para “cumprir a missão de atender o cidadão com dignidade e respeito”.





Comentários