Entrega e requalificação de unidades de mel fortalecem produção rural e impulsionam a economia em Ribeira do Amparo


Entrega e requalificação de unidades de mel fortalecem produção rural e impulsionam a economia em Ribeira do Amparo

Foto: Gilson Barbosa/Ascom SDR

O último domingo (30) foi marcado por um avanço expressivo para a agricultura familiar de Ribeira do Amparo. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou a nova Unidade de Beneficiamento de Mel das comunidades de Raspador e Cascata. O empreendimento fortalece o trabalho das famílias apicultoras e amplia a capacidade produtiva da região, garantindo melhores condições de processamento, qualidade do produto e geração de renda.

Com investimentos em estrutura física, aquisição de maquinário, sistema de beneficiamento e adequações essenciais para atender às exigências sanitárias e de mercado, a agroindústria também vai trazer diversificação de produtos derivados e reduzir a dependência de atravessadores.

A entrega foi celebrada pelos produtores locais. Ademilson da Silva Santos, membro da Associação dos Apicultores de Ribeira do Amparo, destacou o impacto direto para as famílias. “Essa é uma nova conquista para Ribeira do Amparo. A entrega do Governo do Estado beneficia 50 famílias e é uma riqueza para a economia”, afirmou.

Além do novo empreendimento, a comunidade de Cabo Verde recebeu a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Mel da Associação Grito da Terra Subterritório Nova Esperança, com novos equipamentos, melhorias estruturais e modernização para ampliar a produtividade e fortalecer o trabalho dos apicultores locais.

Outra iniciativa importante foi a entrega de um trator com implemento agrícola para a Associação Comunitária da Lages e Região. O equipamento vai contribuir diretamente para o preparo do solo, ampliação da área cultivada e fortalecimento das práticas produtivas das famílias agricultoras, aumentando a autonomia e a eficiência no campo.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, as entregas representam mais do que estrutura física: são oportunidades para transformar a realidade das comunidades. “Quando entregamos ou requalificamos uma unidade de mel estruturada ou um trator com implementos, estamos oferecendo meios para que as famílias produzam com mais segurança, qualidade e independência. Esses investimentos garantem estabilidade, fortalecem a renda e impulsionam o desenvolvimento das comunidades rurais. É assim que construímos uma Bahia mais justa e produtiva”, afirmou.

Com essas iniciativas, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e com o desenvolvimento sustentável de Ribeira do Amparo, ampliando infraestrutura, autonomia produtiva e oportunidades para quem vive e produz no campo. 

Fonte: Ascom/SDR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *