O deputado Antonio Henrique Júnior (PP) apresentou moção de congratulações ao ex-senador Roberto Muniz, pelo transcurso do seu aniversário. O parlamentar destacou “o exemplo de dedicação, competência e compromisso com o desenvolvimento da Bahia e do Brasil”.
Em abril deste ano, Antonio Henrique Júnior já havia proposto a concessão da Comenda 2 de Julho ao político, iniciativa aprovada pelo plenário em outubro desse ano. “Sua trajetória é marcada pela atuação em importantes cargos nas esferas municipal, estadual e federal”, disse, ao justificar o oferecimento da comenda.
O parlamentar conta que, tanto como vice-prefeito e posteriormente como prefeito de Lauro de Freitas, o homenageado se destacou pelo desenvolvimento de políticas públicas voltadas à infraestrutura e à qualidade de vida da população, colocando o município em destaque no cenário estadual.
Muniz nasceu em Salvador, em 23 de novembro de 1963, e é formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com especialização em engenharia econômica. Atualmente, cursa o mestrado profissional em gestão para a competitividade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), demonstrando sua contínua busca por conhecimento e inovação.
O futuro comendador do 2 de Julho exerceu dois mandatos como deputado estadual, tendo se revelado um parlamentar atuante, com contribuições significativas em áreas como desenvolvimento urbano, infraestrutura, energia, ciência e tecnologia. Ele também presidiu e integrou comissões de grande relevância, consolidando seu papel como articulador e legislador comprometido com os interesses da sociedade baiana.
Como secretário estadual, Muniz liderou pastas de importância estratégica, como a Secretaria do Trabalho e Ação Social e a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária. Em ambas, deixou um legado de programas voltados ao fortalecimento do mercado de trabalho, à inclusão social e ao desenvolvimento econômico, especialmente no setor agroindustrial, fundamental para a economia baiana.
“No cenário nacional, sua atuação como senador da República foi exemplar”, avalia Antonio Henrique. Para ele, Muniz assumiu o mandato “em um momento crucial”, “demonstrando habilidade política e dedicação em defesa de projetos de interesse estratégico para o Brasil e, em especial, para a Bahia”. O legislador ressaltou que, no Senado, foi um “dos protagonistas na discussão e aprovação da nova Lei de Licitações, contribuindo para a modernização e transparência na gestão pública, além de liderar iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao fortalecimento da indústria brasileira.
“Sua trajetória também se destaca pelo reconhecimento no setor industrial”, disse, lembrando que ele foi diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Roberto Muniz desempenha um papel crucial na articulação de pautas prioritárias para o crescimento econômico, coordenando áreas estratégicas como infraestrutura, meio ambiente, relações do trabalho e sustentabilidade.





Comentários