A última edição da Clínica do Paradesporto 2025 acontece neste sábado (20), no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador, com a apresentação teórica e prática de quatro modalidades paradesportivas de forma gratuita. Durante o dia, o público, prioritariamente focado em profissionais e estudantes de Educação Física mais agentes esportivos, irá conhecer mais sobre o atletismo adaptado, a bocha paralímpica, o goalball e o parabadminton.
A programação inicia às 8h com a mesa de abertura, reunindo autoridades do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que realiza o projeto que já rodou 10 municípios no estado com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA). O coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Santana, comemora a realização da última edição com um público previsto de mais de 150 pessoas.
“Estamos muito felizes com um calendário cheio ao longo do ano do nosso projeto em disseminar o conhecimento para mais pessoas sobre as modalidades paradesportivas. Elas são multiplicadoras desse conhecimento e dessa formação que busca não só interiorizar as ações do paradesporto, mas também auxiliar na inclusão da Pessoa com Deficiência nos esportes. Nós sabemos da importância do esporte como essa ferramenta social. O Governo do Estado da Bahia mais uma vez com o olhar da inclusão”, cita Adelmare.
A abertura inicial contará também com a apresentação do que foi desenvolvido pelo núcleo, principalmente na Clínica do Paradesporto, assim como demais projetos, durante o ano. O projeto, neste ano, passou por Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Juazeiro, Itabuna, Porto Seguro, Irecê, Remanso, Ouriçangas, Anguera e Seabra. Em 2024, o projeto já havia passado pelas cidades de Caetité, Senhor do Bonfim, Juazeiro e Salvador.
Logo depois, serão iniciadas as vivências das modalidades paradesportivas, com apresentação das regras, orientações técnicas e prática direta de cada modalidade. O parabadminton completa a manhã, enquanto, à tarde, é a vez do goallball, da bocha e do atletismo adaptado. O Projeto Meu Sorriso também apresentará a exposição dos equipamentos do paraciclismo que acontece na pista de atletismo do Estádio de Pituaçu, permitindo que os participantes possam ver de perto, conhecer e experimentar os materiais utilizados nessa modalidade.
Os palestrantes serão Ariadne Costa, licenciada em Educação Física, professora esportiva do Centro de Referência Paralímpico da Bahia e com certificação internacional como coach level 1 de badminton e parabadminton; Wilson Brito, doutor e mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) especialista em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia, além de supervisor do Centro de Referência, para a apresentação da bocha; Marconi Andrade, mestre e doutor em Educação, especialista em Educação Inclusiva e Diversidade e professor esportivo no Centro na modalidade de atletismo adaptado; e Marcio Peruna, graduado em Educação Física, especialista em Piscomotricidade e técnico de futebol de cegos e goalball no Instituto de Cegos da Bahia.
As inscrições gratuitas seguem abertas até sexta-feira (19), ou até preencher todas vagas, através deste link. Ao longo da programação, os participantes contarão com coffee break nos dois turnos e almoço disponibilizado no local, garantindo acolhimento, conforto e integração durante toda a Clínica.
Fonte: Ascom/Sudesb





Comentários