A Escola Viva de Audiovisual (EVA) promoverá a Mostra Cineclube VIVA na Sala de Cinema Walter da Silveira nesta sexta-feira (19), às 19h, com entrada gratuita. O filme exibido será o curta ‘Arruda’, resultado da conclusão de curso da EVA. O evento também conta com a realização da Olho de Boi Produções Artísticas e apoio institucional do Ponto de Cultura Apaxes do Tororó.
Arruda é um filme poético que se constrói na relação entre corpo, território e memória. Neste sentido, a obra imprime imagens/metáforas dos movimentos caóticos que nos atravessam e que convocam a introspecção, o silêncio e à cura. Após a exibição do filme, ocorrerá uma bate-papo entre a equipe do filme, estudantes da EVA e público. O encontro será dedicado à valorização do audiovisual baiano e brasileiro.
Para um dos diretores e docentes da EVA, Aldren Lincoln, “chegar à conclusão deste curso representa mais do que o encerramento de uma etapa formativa: é a consolidação de um processo coletivo de amadurecimento artístico, técnico e conceitual, que agora se materializa no curta-metragem, reafirmando o compromisso da EVA com a criação e a escuta durante todo processo, gerando um reconhecimento do percurso vivido como parte fundamental da obra que será compartilhada”, destacou.
“Ao propor uma Escola Viva de Audiovisual, estamos interessados num processo formativo, concatenado com as urgências das pessoas estudantes, com as problemáticas que as atravessam e com assuntos que tratem do que emerge em suas comunidades. Uma escola que se movimenta e se atualiza no seu fazer”, avaliou Gil Amorim, diretor e docente da EVA.
Sobre o projeto
O Projeto Sociocultural Escola Viva de Audiovisual (EVA) nasce da colaboração entre profissionais da área cultural que acumulam mais de 20 anos de experiência em artes, pedagogia e gestão. Seu objetivo é fortalecer a economia criativa em comunidades periféricas no bairro do Tororó, localizado na capital baiana, por meio da criação de uma Escola de Audiovisual.
Com uma abordagem pedagógica decolonial, interdisciplinar e emancipatória, a matriz curricular do Curso de Audiovisual da EVA é fundamentada em referências teórico-estéticas latino-americanas, visando fortalecer as identidades locais e promover a criação de narrativas que combatam preconceitos, discriminações e desigualdades que historicamente afetam o público-alvo do projeto.
Esse projeto tem realização da Olho de Boi Produções Culturais, coordenação e docência de Aldren Lincoln e Gil Amorim e apoio da Sala de Cinema Walter da Silveira (DIMAS/FUNCEB) e Bloco Apaxes do Tororó. Também colaboraram Neridivan Pereira da Silva, Amanda Soares e Quantum Massoterapia.
Serviço
Exibição do filme ‘Arruda’
Onde: Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris, em Salvador
Quando: Dia 19 de dezembro de 2025 (sexta-feira), às 19h
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Ficha Técnica:
Direção Geral: Gil Amorim
Direção de Fotografia: Aldren Lincoln
Intérprete: Luis Corsán
Direção Artística: Camila Brito
Fotografia: Sterfane Estime
Trilha Sonora: Átila Santana
Câmera: Aldren Lincoln, Darlan Nunes, Dayana Litsa e Vitor Amazonas
Equipe de apoio: Adelmo Costa, Ana Cecília Soares, Eduarda Oliveira, Gilberto Santos, Lily Lacerda, Tailane Freitas, Valcides de Jesus
Realização: Olho de Boi Produções Artísticas e Culturais e Escola Viva de Audiovisual
Apoio Institucional: Apaxes do Tororó
Fonte: Ascom/Funceb





Comentários