Serviço de Saúde da ALBA investe em estrutura e amplia atendimentos


O Departamento de Assistência Médico-Odontológica da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, nos últimos anos, importantes projetos, investimentos em novos equipamentos, reformas estruturais e ampliou de forma significativa a média de atendimentos prestados à comunidade da Casa.

De acordo com o gerente do Departamento de Assistência Médico-Odontológica da ALBA, Luiz Bittencourt, as reformas estruturais e tecnológicas iniciadas em 2022 trouxeram uma nova dinâmica ao serviço médico-odontológico, que registrou um aumento de 30% no número de atendimentos. Ele destacou que, pela primeira vez, foi superada a marca de mil atendimentos médicos em um único mês. Em setembro, foram contabilizados 1.057 registros, enquanto a média mensal varia entre 700 e 800 atendimentos.

Entre as ações desenvolvidas em 2025, Bittencourt ressaltou o projeto-piloto do Mutirão de Prótese Total, que beneficiou cinco servidores. “Quando a nossa diretora de Promoção à Saúde, Laura Letícia Mascarenhas, apresentou esse projeto à presidente Ivana Bastos, a iniciativa foi prontamente acolhida. Para 2026, pretendemos dar continuidade e ampliar o número de beneficiados. Já realizamos um pré-cadastro e uma triagem, com o objetivo de elaborar o termo de referência, credenciar um laboratório e dar sequência ao projeto”, explicou.

Outro destaque foi o projeto Saúde em Evidência, realizado em agosto do ano passado em parceria com o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais da Bahia (Planserv). Durante três dias, servidores da ALBA e beneficiários do plano tiveram acesso a exames como ultrassonografia de mama, abdômen total, tireoide e vias urinárias, além de atendimento com nutricionista, aferição de pressão arterial, teste de bioimpedância e sessões de massoterapia. As atividades aconteceram em um espaço voltado ao bem-estar, montado no estacionamento da ALBA.

No ano passado, o departamento também deu continuidade ao projeto Cuidar do Cuidador, voltado para servidores de setores específicos da Casa, como motoristas, garçons e funcionários do Departamento de Serviços Auxiliares. “É um projeto muito importante, pois conseguimos identificar, por exemplo, muitos casos de hipertensão. Esses servidores passaram por atendimento com cardiologista, clínico geral e urologista, além de acompanhamento nutricional”, explicou Luiz Bittencourt. Ele acrescentou que, dentro da iniciativa, os motoristas da ALBA também realizaram exames oftalmológicos, por meio de parceria com o Sesi, na avenida Orlando Gomes.

TREINAMENTO E NOVOS EQUIPAMENTOS

O aprimoramento profissional também foi uma prioridade da Diretoria de Promoção à Saúde. Em 2025, foi realizado o primeiro curso de especialização da ALBA, em parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública. O curso de gestão em saúde, totalmente gratuito para os servidores da Diretoria, teve início no final do ano passado e conta com a participação de médicos, dentistas, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos.

Em outubro, a diretoria promoveu a IV Jornada Odontológica da Assembleia Legislativa da Bahia (Joalba). O evento, composto por palestras e atividades formativas, teve como objetivo a atualização técnico-profissional de servidores odontólogos, auxiliares técnicos e de saúde bucal. Como resultado da IV Joalba, segundo Bittencourt, foi elaborado um termo de referência para a aquisição de materiais e insumos de melhor qualidade, visando aprimorar o atendimento a deputados, servidores e dependentes.

Em 2025, a Diretoria de Promoção à Saúde deu continuidade aos investimentos em infraestrutura, com reformas nas instalações e aquisição de novos equipamentos. O almoxarifado do setor foi remodelado, com troca de piso, armários e prateleiras.

Na área odontológica, foi adquirido, em fevereiro, um aparelho de raio-x digital, que elimina o uso de reveladores e fixadores, reduz a exposição do paciente à radiação e disponibiliza o resultado em cerca de cinco segundos. Já na enfermagem, foi incorporado um eletrocardiograma digital. Ambos os equipamentos representam um avanço tecnológico, ao oferecer maior precisão nos resultados e permitir a integração dos exames ao prontuário eletrônico do paciente.

Por fim, em atendimento a uma exigência legal relacionada ao número de servidores da Casa, a diretoria iniciou, no ano passado, a implantação dos kits da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (Cipa) nas dependências da ALBA. Os kits, compostos por equipamentos de primeiros socorros — como desfibrilador, cadeira de rodas, colar cervical e prancha para remoção de pacientes —, somam nove unidades, que serão distribuídas em pontos estratégicos de todo o complexo legislativo.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *