A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e o Governo do Estado formalizaram, na tarde desta quinta-feira (29), a parceria estratégica voltada à implantação da unidade da Rede SAC na sede do Parlamento estadual. O termo de cooperação técnica foi assinado pela presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, conjuntamente com o secretário estadual de Administração, Rodrigo Pimentel; o superintendente do SAC, Flávio Machado Barbosa, e pelos líderes da maioria e minoria, Rosemberg Pinto (PT) e Tiago Correia (PSDB), respectivamente. Conforme ressaltou a chefe do Legislativo, o novo serviço, que será inaugurado na próxima terça-feira (3), deve fortalecer a integração entre os poderes e facilitar o atendimento ao público na Casa do Povo.
“Nossa intenção é abrir as portas para que o povo possa usar também os serviços aqui da Casa, incluindo agora o Ponto SAC. Aqui é a Casa do Povo, então temos que ter o cidadão mais próximo, atender ainda melhor a população”, frisou Ivana Bastos.
Representando o Executivo, o secretário Rodrigo Pimentel destacou a simbologia da parceria firmada. Ele ressaltou que a unidade atenderá tanto servidores quanto moradores de regiões populosas como Sussuarana e a Avenida Paralela, oferecendo desde a nova carteira de identidade até serviços do Detran e do SineBahia.
“Aqui vai ter uma circulação expressiva de cidadãos em busca de serviços essenciais na unidade do SAC. Essa série de serviços vai agregar para a ALBA no tocante ao atendimento da população não só para os servidores, como também para os moradores da região e pessoas que venham do interior resolver situações na capital e precisem, por exemplo, emitir documentos”, salientou.
O novo espaço está localizado ao lado do Instituto Assembleia de Carinho, no andar térreo do Edifício Anexo Senador Jutahy Magalhães. Ao todo, a unidade contará com seis guichês de atendimento, dedicados a uma variedade de serviços como emissão de Carteira de Identidade, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e atendimento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), dentre outros documentos. Segundo o superintendente da Rede SAC, Flávio Machado Barbosa, ao todo devem ser distribuídas até 130 senhas por dia. “Está tudo 100% pronto, tudo organizado. Na semana que vem, a gente vai publicar as vagas no portal, para que a população possa acessar, fazer o agendamento e ser atendida”, anunciou.
Estiveram presentes na Presidência da ALBA, durante o ato de assinatura do termo de cooperação técnica, o superintendente de Administração e Finanças da Casa, Robson Coutinho; o diretor administrativo, Fernando Sávio; o procurador-geral, Rafael Barretto; e o coordenador de transporte, Roberto Lobão. Por parte da Saeb, compareceram a diretora operacional da Rede SAC, Nilza Rios; a diretora de gestão da Qualidade, Bruna Santiago; e o diretor de Desenvolvimento de Projetos, Sílvio de Castro.
HISTÓRICO
As negociações para implantação deste posto do SAC foram iniciadas em julho de 2025. A primeira reunião para discussão do projeto contou com a participação de diretores e profissionais técnicos da área de engenharia da ALBA e da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb).
Em setembro passado, a presidente Ivana Bastos foi proponente de uma sessão especial comemorativa ao aniversário de 30 anos do SAC. Na ocasião, ela ressaltou que “com este posto aqui na ALBA vamos oferecer serviços que fazem a diferença no dia a dia. O povo deve ser sempre o centro de qualquer governo, pois sua missão mais nobre é transformar vidas e construir cidadania”.
O SAC surgiu em 1995, mas teve expansão na Bahia a partir de 2007, com a abertura de unidades na capital e no interior. Com esta 19ª unidade, a ser instalada na ALBA, em Salvador, a Rede SAC passa a ter 94 postos divididos por 73 municípios baianos.





Comentários