A manhã desta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa da Bahia foi marcada pela convergência entre rito democrático e prestação de serviço. Logo após a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos e da leitura da mensagem anual no plenário, as autoridades se dirigiram ao Edifício Senador Jutahy Magalhães para a inauguração do mais novo posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A fita foi cortada às 12h20 pela presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, de secretários de Estado e de deputados.
A entrega do equipamento concretiza um esforço integrado entre as equipes da Casa Legislativa e da Secretaria Estadual de Administração (Saeb), iniciado nos últimos meses de 2025. Durante a cerimônia, o governador enfatizou a sintonia entre os poderes. Ele destacou a “parceria forte” existente entre o Executivo e o Legislativo, ressaltando que espera que essa união continue firme para “colaborar ainda mais com o povo baiano”, transformando a harmonia política em benefícios práticos para a população.
CIDADANIA
De acordo com a presidente Ivana Bastos, a instalação do SAC concretiza a missão da ALBA que é melhorar a vida dos cidadãos. “Este é mais um serviço que a Casa do Povo entrega para a população baiana”, afirmou. Validando a eficiência do sistema, Ivana Bastos foi a primeira cidadã a utilizar o novo posto, passando pelo atendimento para emitir sua Carteira de Identidade Nacional (CIN). “Quando o poder público atende bem ao povo, está construindo cidadania e a rede SAC é um serviço de primeiro mundo”, completou a presidente.
Já para Rodrigo Pimentel, secretário de Administração da Bahia, “a chegada do SAC à Assembleia Legislativa reforça nossa estratégia de capilaridade. Queremos estar onde o cidadão está”. Por sua vez, Marcelo Werner, secretário de segurança pública, afirmou que a emissão da nova carteira de identidade é um ato de cidadania e segurança. “Ter o instituto de Identificação operando com tecnologia de ponta aqui na ALBA garante que o cidadão tenha seu direito à documentação assegurado com agilidade e proteção de dados”.
Superintendente de Atendimento ao Cidadão, Flávio Machado Barbosa celebrou o marco numérico e simbólico da entrega. “Entregamos hoje a nonagésima quinta unidade do estado. O povo agora tem, nessa Casa que é da Bahia, um patrimônio que é referência para todo o Brasil”, disse. Ele chamou a atenção para o ineditismo institucional do espaço. “Temos aqui uma junção de três poderes: o Executivo, com o serviço do SAC; o Legislativo, sediando a unidade; e o Judiciário, com o serviço do TRE. Tudo isso soma forças para um trabalho de muito resultado”.
A estimativa da Superintendência é que o posto receba entre 200 e 300 pessoas por dia, buscando serviços de RG, título de eleitor e renovação de habilitação.
O funcionamento prático foi detalhado pela gerente do SAC ALBA, Tatiana Stolze. Segundo a gestora, o cidadão deve buscar comodidade digital antes de comparecer. “Nossos agendamentos serão pelo ba.gov.br, nosso aplicativo oficial. Ao entrar, basta procurar por ‘SAC ALBA’ e escolher o serviço”, explicou Stolze.
A unidade oferece três serviços essenciais: emissão da nova Identidade Nacional (via Instituto de Identificação Pedro Mello); serviços do Detran-BA (foco em renovação de CNH); e a Justiça Eleitoral (TRE) para títulos e regularização.
ESTRUTURA MODERNIZADA
O novo SAC funciona em uma área de 120 m² no andar térreo, facilitando o acesso próximo à portaria. O espaço passou por uma reforma completa supervisionada pelo Departamento de Engenharia da ALBA. Segundo o gerente Tácio Guimarães, foram instalados piso vinílico, painéis ripados, ar-condicionado central e um sistema de sonorização integrado aos computadores para chamadas de senhas, garantindo conforto e celeridade.
Reportagem: Joana Vitória
Edição: Franciel Cruz





Comentários