O deputado Robinho (PP) apresentou projeto de resolução com o objetivo de conceder a Comenda 2 de Julho à prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade. O parlamentar justificou a iniciativa “pela importante contribuição na vida política e social do município”.
“Sempre engajada na pauta das mulheres, ajudou a fundar, ao lado de sua mãe, Irma Lemos, o Movimento das Donas de Casa (MDC)”, relata o parlamentar, explicando que a ONG tem o intuito de oferecer oportunidades para que elas sejam protagonistas de suas próprias histórias, por meio de cursos profissionalizantes gratuitos voltados à conquista da independência financeira. Cerca de cinco mil mulheres já foram beneficiadas pelo projeto.
Empresária no comércio local, Sheila foi eleita, em 2015, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista. Tornou-se presidente no biênio seguinte, sendo a segunda mulher a presidir a instituição. Ela também sempre se empenhou, segundo o pepista, no desenvolvimento do município e da região, “buscando constantemente a melhoria da qualidade de vida da população que gere, com foco na integração de políticas públicas do sudoeste baiano e do norte de Minas”.
Foi assim que recebeu o convite para integrar a chapa à Prefeitura de Vitória da Conquista como vice-prefeita de Herzem Gusmão, em 2018. Três anos depois, assumiu a titularidade do Executivo municipal com o afastamento do prefeito para tratamento de saúde e posterior falecimento, tornando-se a primeira prefeita da história do município. “Em 2024, Sheila foi reeleita prefeita de Vitória da Conquista, em primeiro turno, com 116.448 votos, o equivalente a 58,83% dos votos válidos”, informa Robinho.
Natural de Vitória da Conquista, ela mantém “um vínculo afetivo e de compromisso com a cidade”, onde construiu sua trajetória profissional e política e constituiu família. É formada em administração e pós-graduada em gestão empresarial e marketing em varejo. Além da atuação no setor empresarial, Sheila trabalhou no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e foi assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.
Como prefeita, foi vice-presidente da Comissão da Região Nordeste da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), no biênio 2021-2023. Na entidade, integrou a Comissão de Prefeitas, criada para estimular a participação feminina na política, e exerceu a vice-presidência da Comissão de Empreendedorismo Feminino. Atualmente, é vice-presidente da Comissão Permanente de Políticas Públicas da Infância e Adolescência da FNP.
Reportagem: Paulo Menezes
Edição: Divo Araújo





Comentários