Ivana Bastos recebe Título de Cidadã Cachoeirana


“Que este momento fique gravado nos anais da Assembleia Legislativa e, sobretudo, no coração do povo cachoeirano. Que as novas gerações saibam que, em 25 de junho de 2026, a Assembleia Legislativa da Bahia veio a Cachoeira para dizer: esta cidade está no começo da nossa liberdade”. Esta afirmação foi feita pela presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos, na sessão solene que marcou a estreia oficial do Legislativo e Judiciário baianos na transferência simbólica das sedes dos poderes para Cachoeira.

Além do ineditismo, a mesma solenidade, realizada em área devidamente montada ao lado da Câmara de Vereadores de Cachoeira, também coroou com a Cidadania Cachoeirana para a presidente Ivana Bastos; ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador José Rotondano; à primeira-dama do Estado, professora Tatiana Velloso; ao procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; e ao secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.

A presidente da ALBA reverenciou a memória de Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa e as ‘anônimas’ que estiveram na resistência histórica contra o domínio português, ao expressar a emoção de, naquela sessão, também representar a primeira mulher a presidir o Parlamento baiano em 192 anos de história. “Esse fato tem um peso imenso. Cachoeira sabe o valor de abrir caminhos. A Bahia sabe o custo de romper barreiras. As mulheres sabem que cada espaço conquistado carrega o esforço de muitas que vieram antes”, descreveu Ivana.

“Meu coração se enche de gratidão, humildade e compromisso, porque ser acolhida por esta terra é também receber uma responsabilidade: seguir trabalhando pela Bahia com ainda mais dedicação, respeito e amor pelo nosso povo”, agradeceu a presidente da Assembleia, homenageando em sua fala, em especial, a prefeita Eliana Gonzaga, “primeira mulher negra eleita para comandar este município”, e a ex-deputada estadual e amiga Fabíola Mansur, “que tão bem representa este município”.
No final do seu discurso, a presidente Ivana Bastos convidou o presidente da Câmara Municipal, vereador Josmar Barbosa, e a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, para celebração de acordo de cooperação técnica “para fortalecer a formação, a qualificação e a troca de conhecimentos entre as nossas instituições, aproximando ainda mais o Parlamento estadual do Parlamento municipal”. Trata-se da execução do Programa Multiplicar, de capacitação de profissionais e fomento à criação de escolas do legislativo em câmaras municipais baianas, desempenhado pela Escola do Legislativo da ALBA.
GESTO GRANDIOSO
O governador Jerônimo Rodrigues exaltou a importância da harmonia entre os poderes para a democracia, saudando o momento ímpar de convergência institucional. “Um gesto grandioso do Parlamento e do Judiciário baianos”, definiu, lembrando que é o quarto ano de sua gestão “simbolizando a transferência do governo, demarcando, portanto, o momento em que a gente começou a caminhada pela Independência do Brasil na Bahia”.

O presidente do TJBA, José Rotondano, quebrou o protocolo para anunciar uma cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça e o município de Cachoeira, visando a implementação de ações conjuntas para regularização fundiária de núcleos urbanos informais consolidados em áreas urbanas ou de expansão urbana. Já o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, ratificou o papel do Ministério Público na defesa da democracia, da cidadania e da promoção de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos fundamentais, especialmente para as populações mais vulneráveis.

A mesa dos trabalhos foi comandada pelo presidente da Câmara Municipal de Cachoeira, vereador Josmar Barbosa, e integrada pelos seus pares e pela prefeita Eliana Gonzaga. Ele esteve ladeado do governador Jerônimo Rodrigues, da presidente da ALBA, Ivana Bastos, do presidente do TJBA, José Rotondano, e demais homenageados com o Título de Cidadão Cachoeirano, que prestigiaram a programação ao longo do dia, incluindo momentos cívicos e religiosos, como hasteamento das bandeiras, missa, alvorada dos sinos e desfile cívico. Ao final da solenidade, as autoridades descerraram a placa de transferência dos três poderes, sob a execução do Hino de Cachoeira.

Na mesma sessão, foram laureados com a Comenda 25 de Junho Dona Dalva Damiana, líder do Samba de Roda Suerdieck e integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, e o historiador Jacó Dos Santos Souza, diretor do Arquivo Público Municipal. Houve também a participação das irmãs Cremilda e Cosmilda, figuras icônicas da cultura local conhecidas como Gêmeas de Cachoeira; e do historiador Igor de Almeida, que presenteou os membros da mesa de honra com livro fruto de sua pesquisa sobre personagens das batalhas na localidade.

Reportagem: Alexandre Melo 
Edição: Franciel Cruz



Fonte

Deixe um comentário