A Bahia atravessou o oceano em busca de conhecimento e soluções para o fortalecimento da agricultura familiar. Entre os dias 2 e 26 de setembro, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Casa Civil participaram do Seminário Internacional sobre Gestão do Desenvolvimento Agrícola Sustentável e Redução da Pobreza no Campo, realizado na China.
O encontro reuniu delegações de diversos países em um amplo intercâmbio de experiências, estratégias e aprendizados que podem inspirar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural na Bahia. Ao longo de quase quatro semanas, a missão percorreu Pequim, Wuhan, Hunan, Xiantao, Changsha, Xiangxi e Zhangjiajie, em uma jornada intensa que combinou aulas teóricas e práticas, visitas a campos tecnológicos, laboratórios, centros de pesquisa, aldeias, comunidades e propriedades agrícolas.
O objetivo foi conhecer de perto as estratégias adotadas pela China para fortalecer a agricultura familiar, combater a fome e reduzir desigualdades no campo. “O seminário foi uma oportunidade de conhecimento sobre as estratégias da República Popular da China referentes à redução da pobreza e de troca de experiências. Ficaram nítidos os investimentos efetivos: primeiro em infraestrutura, para depois garantir o desenvolvimento, principalmente nas áreas rurais. Retornamos cheios de esperança, motivados para a construção de políticas que elevem o desenvolvimento rural da Bahia”, destacou o superintendente de Agricultura Familiar da SDR, Euzimar Carneiro.
Com a iniciativa, o Governo da Bahia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização da agricultura familiar e a construção de soluções concretas para enfrentar a insegurança alimentar no Estado.
Fonte: Ascom/SDR
Comentários