Consternou ao deputado Nelson Leal (PP) o falecimento do ex-prefeito de Itapetinga, Michel José Hagge Filho, também ex-deputado estadual, “amigo e ex-colega”, ocorrido ontem. “Tinha 97 anos e, no decorrer de sua longa vida pública, entremeou a própria biografia com o município que dirigiu por três mandatos”, escreveu o progressista em moção de pesar que apresentou a Assembleia Legislativa.
Ele manifestou a sua tristeza pessoal, além de se solidarizar com os familiares e com as muitas amizades que ele construiu – “rogando a Deus que conforte a todos, mantendo viva as memórias dos inúmeros momentos felizes compartilhados”. Lembrou, no documento, a seriedade, probidade e comportamento agregador de Michel Hagge, solicitando à Casa que dê ciência da homenagem à Prefeitura e Câmara Municipal, a todos seus familiares e aos meios de comunicação local.
Para o parlamentar, Hagge foi uma liderança marcante e inconteste no município, que tem o exemplo seguido por seu filho, Eduardo, atual prefeito da cidade, e neto, Rodrigo, que também administrou o município por dois mandatos. Ele dedicou ainda palavras de saudade e afeto à falecida ex-deputada Virgínia Hagge, filha de Michel, que representou Itapetinga e região no Legislativo baiano.
A moção traz ainda um breve perfil biográfico de Michel Hagge, desde suas ações como líder comunitário, passando por sua primeira eleição para vereador, em 1968, e suas gestões à frente da Prefeitura de Itapetinga. Nelson Leal recorda que foi colega de Michel no Legislativo, quando travaram amizade, que prosseguiu através de sua filha, Virgínia.
Comentários