“A gente já não aguenta mais levantar 5h da manhã”, diz Lula ao defender nova jornada de trabalho no Brasil



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, nesta sexta-feira (11/07), a jornada de trabalho de seis dias por semana com apenas uma folga (escala 6×1), afirmando que o modelo está esgotado. Em discurso durante o lançamento de um programa de transferência de renda em Linhares, no Espírito Santo, Lula declarou: “A gente já não aguenta mais levantar 5 horas da manhã, voltar 7 da noite, mal tem tempo de jantar para dormir e repetir isso seis dias por semana”.

Segundo o presidente, é hora de o país discutir novas formas de organização do trabalho que permitam mais tempo em casa e convivência familiar. “A humanidade não quer mais seis por um. É preciso inventar uma outra jornada mais flexível. A juventude já não quer mais isso”, afirmou.

A primeira manifestação pública de Lula sobre o tema foi em 1º de maio deste ano, durante o Dia do Trabalhador. Desde então, o debate sobre o fim da escala 6×1 ganhou força, com manifestações de rua ocorrendo nesta quinta-feira (10). No Congresso, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do assunto ainda não avançou, apesar de ser considerada prioridade por lideranças do governo. O projeto enfrenta resistência de entidades como a Confederação Nacional do Comércio (CNC), que teme aumento dos custos operacionais para as empresas.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *