A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) retoma os trabalhos, nesta terça-feira (3), após o fim do recesso parlamentar, com uma sessão solene de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, a partir das 10h. A sessão de instalação dos trabalhos legislativos, conduzida pela presidente Ivana Bastos, contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que fará a tradicional leitura da Mensagem Anual de Governo, com a prestação de contas da administração estadual no exercício anterior, além da apresentação de metas, programas e prioridades para 2026.
“Mais do que uma tradição em que o governador reafirma seu respeito democrático ao Parlamento, este ato formal renova a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, que caminham juntos em defesa da população baiana, sempre com harmonia e independência. Esta Assembleia, por meio da Mesa Diretora e de todos os seus parlamentares, tem o firme propósito de contribuir para a geração de emprego e renda, fortalecer o desenvolvimento dos municípios e promover o bem-estar social dos baianos”, destacou a chefe do Parlamento baiano.
A solenidade marca o início do ano legislativo, com um ritual, na área externa do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, que inclui, entre outros momentos, a formação da Guarda de Honra, o desfile da tropa da PM e a recepção de autoridades na rampa, entre elas o governador Jerônimo Rodrigues, que será encaminhado até o Salão Nobre, onde aguardará sua condução ao plenário por uma comissão suprapartidária de parlamentares designada pela presidente Ivana.
INAUGURAÇÃO DO SAC
Após a sessão, a presidente Ivana Bastos inaugura, às 11h30, no andar térreo do Edifício Senador Jutahy Magalhães, o posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da ALBA, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, parlamentares, autoridades e servidores da Casa. A unidade funcionará no horário de expediente do Parlamento, com seis postos de atendimento ao público com serviços do Instituto de Identificação Pedro Mello, Detran-BA e da Justiça Eleitoral.
Segundo a presidente Ivana, durante os últimos meses de 2025, equipes de diversos departamentos da Casa Legislativa e da Secretaria Estadual de Administração (Saeb) trabalharam de forma integrada para fazer as adaptações necessárias à instalação da unidade. “A nova unidade do SAC pretende garantir mais conforto e agilidade no acesso aos serviços a todos os baianos, não apenas ao funcionalismo, pois o fluxo diário de pessoas no Legislativo é da ordem de quatro mil pessoas”, explicou, ressaltando que a rede SAC é um serviço de primeiro mundo.
Para adequar o espaço de 120 metros quadrados ao padrão das unidades do SAC, foi necessário a realização de obras na estrutura existente, como sistemas novos de ar-condicionado e telefonia, sonorização para chamadas das senhas dos usuários, instalação de piso vinílico, comunicação visual e sinalização indicativa, painéis ripados para separação de ambientes, paredes em drywall, entre outras.
Reportagem: Alexandre Melo
Edição: Franciel Cruz





Comentários