A sala da Comissão Herculano Menezes, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), sediou nesta terça-feira (1º) a final da 4ª edição do “J-PRO – O Protagonismo da Juventude Republicana”, programa criado em março de 2022 pelo deputado e secretário do Jovens Republicanos Bahia, Jurailton Santos (Republicanos). A iniciativa tem como objetivo despertar a consciência política e social da juventude baiana, formando novas lideranças capazes de propor ideias e ocupar espaços de decisão.
Iniciado em 22 de setembro, o programa reuniu 40 jovens de 18 a 29 anos, oriundos de diversas regiões da Bahia, que conheceram de perto o funcionamento da Assembleia e elaboraram propostas legislativas em grupos, organizados em sete partidos fictícios.
Na etapa final, os projetos foram apresentados a uma banca avaliadora composta por juristas e especialistas: Dr. Antônio Segundo (advogado e subsecretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador), Dr. Paulo Carvalho (secretário municipal do Jovens Republicanos e advogado do Republicanos Bahia), Yuriko Guimarães (gerente do Departamento Pedagógico da Escola do Legislativo da ALBA), Ian Schwarz (gerente do Departamento de Apoio Técnico da ALBA) e Raissa Gomes (jovem protagonista da 2ª edição do J-PRO).
O partido fictício “Renovação e Cidadania” venceu a edição com o projeto “Lei dos Direitos Visíveis”, que propõe proibir a comercialização indiscriminada de cordões identificadores de deficiências invisíveis e regulamentar sua distribuição nas redes públicas e privadas de saúde da Bahia.
NOVAS LIDERANÇAS
Para Jurailton Santos, a final confirma a relevância do programa. “Cada edição renova a certeza de que estamos no caminho certo ao abrir as portas da Assembleia para a juventude. O entusiasmo e a criatividade desses jovens mostram que estamos contribuindo para o surgimento de novas lideranças que farão a diferença em suas comunidades”, afirmou.
Representando a equipe campeã, André Lucas, 21 anos, estudante de Direito, ressaltou a experiência. “Participar do J-PRO foi uma oportunidade única. Aprendemos sobre a elaboração de leis e o papel do Legislativo. Ter nosso projeto protocolado oficialmente é um grande reconhecimento e incentivo para continuarmos acreditando no nosso potencial”, destacou.
Com mais uma edição concluída, o J-PRO reafirma seu compromisso com a formação política da juventude e com a construção de um futuro mais participativo e democrático na Bahia.
Comentários