Alunos demonstram habilidades adquiridas no curso de Oratória Avançada


Com a apresentação de palestras e declamação de poemas, os alunos do curso Oratória Avançada – técnicas e táticas demonstraram as habilidades adquiridas na atividade promovida pelo Departamento Pedagógico da Escola do Legislativo. O evento foi encerrado na tarde desta quinta-feira (4), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, da Assembleia Legislativa da Bahia.

Ministrado por Tataitá Rebouças, servidora da Casa formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, o curso capacitou servidores da ALBA e da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) em técnicas e táticas de oratória, compreendendo cumprimentos e adequações, autodescrição, roteiros para a fala, e o uso de ganchos, que podem ser piadas, storytelling, contação de história, ou um vídeo.

“A última técnica que aprendemos na terça-feira agora foi o storytelling que mostra como contar uma história no começo, no desenrolar da fala ou no final dela. Também a própria oratória pode ser toda ela uma história”, explicou a instrutora.

AVALIAÇÃO

Para a avaliação, a instrutora sugeriu que os alunos apresentassem temas da atualidade relativos ao mês de dezembro ou que declamassem um poema. Entre os poetas reverenciados, figuraram Cecília Meireles e Conceição Evaristo. A palestras versaram sobre o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, Dia da Família e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorados, respectivamente, nos dias 6, 8 e 10 de dezembro.

O aluno e servidor da Casa, Tiago Barbosa Santiago, falou sobre Tecnologia versus Família, mostrando os lados negativos e o positivo, a exemplo da utilização excessiva do celular, prejudicando conexão familiar e a socialização das crianças, e sobre a necessidade do monitoramento das atividades dos filhos nas redes sociais, entre outras questões.

Para conseguir expor o assunto com naturalidade e propriedade, Tiago considerou fundamental o aprendizado das técnicas ensinadas no curso, “porque na hora de você apresentar algo, se você não souber, acaba ficando nervoso, acaba dando branco, falando embolado e não flui”.

Entre os funcionários da Seplan que concluíram o curso, Ana Paula Rosário de Santos discorreu sobre o Dia da Família. De origem humilde e formanda em Administração, será a primeira da família a ter formação de nível superior. Para ela, há muito o que se falar, quando o assunto é família. “Tudo isso me faz voltar ao passado. Esse curso de oratória foi maravilhoso, aprendi, evolui muito em termos de postura, de oratória, e de família também”, disse.




Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *