A programação de shows do PAMBA Difusão Amplificada, que inclui artistas integrantes do catálogo do Panorama da Música da Bahia (PAMBA), contará com apresentações na 15ª edição do Festival Suíça Bahiana (FSB), em Vitória da Conquista. O evento acontecerá no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e conta com o apoio da Fundação Cultural do Estado (Funceb).
No Palco Suíça Bahiana (principal), os artistas J. Velloso & Recôncavo Experimental subirão às 16h45 e a banda Cabokaji, às 19h35, ambos no sábado (18). No segundo dia do evento, domingo (19), Dona Iracema se apresentará às 18h10, e logo depois Vivendo do Ócio agitará a galera às 21h05. A cantora Laiô também integra o catálogo do PAMBA e estará se apresentando no evento.
Artistas
J. Velloso & Recôncavo Experimental
Compositor, cantor, produtor musical, diretor artístico e agitador cultural, Joviniano José Velloso Barrêtto, sobrinho de Caetano Veloso e Maria Bethânia, nasceu em Santo Amaro da Purificação-BA. Conhecido como J. Velloso no meio musical, começou sua carreira artística em 1983. Se uniu ao coletivo Recôncavo Experimental – idealizado e personificado pelo baixista Gustavo Caribé -, incluindo rock, guitarrada e beats ao samba da Bahia. Possui três discos lançados: “Aboio para um Rinoceronte”, de 2004; “J. Velloso e os Cavaleiros de Jorge”, de 2009; e “Não Sei de te Contei”, de 2018, além de um livro-CD “Santo Antônio e outros Cantos” (2010).
Cabokaji
Com uma expressão musical que celebra a ancestralidade afro-indígena, traz elementos da cultura indígena e afrobrasileira. Criada em 2019 por Caboclo de Cobre, ISSA, Ejigbo e Mayale Pitanga, a banda se destaca por sua sonoridade única e pela originalidade de suas letras, que abordam desde a sabedoria da floresta e dos caboclos até protestos sociais e políticos. Em seus shows, leva criações artísticas para novos públicos e promove o resgate da importância dos povos originários na musicalidade nacional brasileira. Lançou o primeiro disco através do Natura Musical e foi ganhador do Festival de Música da Educadora FM, na categoria “Melhor Arranjo” com “Chegança”. O segundo trabalho de estúdio se chama “SALVAGUARDA”, composto por seis faixas.
Dona Iracema
A banda de Vitória da Conquista- BA faz um som autodenominado de Caatincore, mesclando a essência da caatinga ao rock. Suas letras políticas trazem elementos do forró, baião, axé music e hardcore em suas músicas. Com 12 anos de história, possui três álbuns, quatro Ep’s, um DVD ao vivo, vários clipes e um filme, sendo o primeiro artista baiano a lançar um álbum em formato de filme (Velório – 2021). A música “Centro do Universo”, com 1 segundo de duração, é considerada a menor música do mundo. É formada pela vocalista Balaio e os músicos Diegão Aprígio (baixo), Pablo Bahia (guitarra) e Oscar Sampaio (bateria). Já conquistou alguns prêmios, como o Bolsa Estúdio da SKOL (2016), MUSA Salvador (2018), Prêmio Gabriel Thomaz 2021 e o Prêmio MUS 2022.
Vivendo do Ócio
Soteropolitana, a banda de rock foi formada em 2006 pelo guitarrista e vocalista Jajá Cardoso junto com o baixista Luca Bori. Em seguida, entrou o guitarrista Davide Bori (irmão de Luca) e o atual baterista Dieguito Reis. Com referências como The Beatles, Rolling Stones e bandas contemporâneas como The Strokes, Bloc Party, Maxïmo Park e Arctic Monkeys, o grupo vem sendo uma das principais bandas do cenário do rock brasileiro contemporâneo. Lançaram um álbum virtual e um webclipe chamado “Amor em Fúria”. Ganharam vários prêmios e possuem três álbuns de estúdio. Através do demo Teorias de Amor Moderno, a banda concorreu o concurso GAS Sound exibido pela Rede TV!, em 2008, e teve como prêmio a gravação de um CD pela Deckdisc.
Difusão Amplificada
O PAMBA Difusão Amplificada é uma iniciativa estruturante que visa fortalecer a programação de festivais musicais já existentes e consolidados no cenário baiano, gerando um impulso para toda a cadeia produtiva da música. A difusão reconhece o impacto econômico da música como componente da economia criativa, fomentando o empreendedorismo cultural, a profissionalização do setor e o desenvolvimento econômico do estado.
Com estratégias de democratização e acessibilidade, o PAMBA leva a música baiana a diferentes públicos e territórios, com programações que garantem o acesso à cultura para diversas camadas da população, incluindo comunidades do interior do estado. Iniciado em 2023, o projeto teve uma programação composta por atividades formativas e uma mostra musical com shows em Salvador, de 40 artistas e grupos musicais da capital e interior, selecionados por curadoria especializada a partir de chamada pública.
Até dezembro de 2025, o PAMBA Difusão Amplificada vai destacar a diversidade dos gêneros musicais locais e estimular a criação, produção e consumo da música autoral baiana. Com a ampliação, o projeto visa difundir ainda mais as cenas contemporâneas da música local, já tendo levado alguns dos artistas e grupos contemplados a outras localidades no estado e no país, a exemplo da SIM São Paulo, um dos mais relevantes eventos do setor musical da América Latina.
Festival Suíça Bahiana
Realizado anualmente, o Festival Suíça Bahiana é um dos principais eventos do calendário cultural de Vitória da Conquista, reconhecido pela Lei Municipal nº 2.415/2020. Ao longo de suas edições, já reuniu grandes nomes da música brasileira, como Emicida, Larissa Luz, Ratos de Porão, Marcelo Jeneci, Mombojó, Dead Fish, Supercombo, Pouca Vogal, Rachel Reis e Maglore, entre outros.
O Festival Suíça Bahiana 2025 é uma realização do Coletivo Suíça Bahiana e da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista – Exemplo para a Bahia, com apoio de mídia da TV e Rádio UESB, Capta, Dente de Leão, Mídia Ninja e SOM – Sistema Operacional da Música.
Além do apoio da Funceb,o vento tem apoio também do Banco do Nordeste, Deputado Estadual Fabrício Falcão, Deputado Federal Waldenor Pereira, Shopping Conquista Sul, Quality Internet e Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Tem como cerveja oficial a Amstel, é filiado à Abrafin e tem apoio financeiro da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur –BA).
Programação
Sábado – 18/10/2025
J. Velloso & Recôncavo Experimental – 16h45
Cabokaji – 19h35
Domingo – 19/10/2025
Dona Iracema – 18h10
Vivendo do Ócio – 21h05
Serviço
PAMBA Difusão Amplificada no Festival Suíça Bahiana – 15 anos
Quando: Dias 18 e 19 de outubro de 2025 (sábado e domingo)
Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima – Vitória da Conquista
Ingressos: no Sympla https://www.sympla.com.br/evento/festival-suica-bahiana-2025/3084136?referrer=docs.google.com&referrer=docs.google.com
Mais informações: Site oficial – https://www.festivalsuicabahiana.com.br/
Fonte: Ascom/Funceb
Comentários