“Atitude que transforma”. É com essa missão que, há nove anos, o Instituto Assembleia de Carinho (IAC) desenvolve ações sociais vinculadas à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em 2025, sob a gestão de Tanisia Cunha, empossada para o biênio 2025-2026, o instituto viabilizou 72 atividades, entre campanhas e projetos voltados a instituições parceiras, como a Associação de Amigos do Autista (Ama-Ba) e o Hospital Martagão Gesteira.
Criado com o propósito de aproximar a política da vida das pessoas, por meio do voluntariado apartidário, o IAC tem como principal objetivo humanizar o Legislativo e fomentar a filantropia em todo o estado. Para Tanisia Cunha, 2025 representou mais do que um período administrativo: foi um ciclo de renascimento.
“Assumir a presidência do IAC tem sido um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, uma das experiências mais gratificantes da minha vida e carreira. Sinto-me plenamente à vontade nesta missão, especialmente por contar com o apoio total da presidência da Casa, que nos deu carta branca para imprimir nossa identidade ao projeto”, afirmou.
Tanisia comparou esses primeiros nove meses de trabalhos a uma verdadeira gestação. “Foi um período de criar, amadurecer e dar uma nova cara à Assembleia de Carinho. Embora o Instituto já exista há oito anos, trabalhamos intensamente para consolidá-lo como o braço social da ALBA, humanizando ainda mais nossas ações”, reforçou.
As atividades de 2025 tiveram início em abril, com uma visita à Ama-Ba, com o objetivo de identificar as principais demandas da instituição. Na ocasião, em celebração à Páscoa, as crianças atendidas foram presenteadas com doces e chocolates. No mesmo período, Tanisia e a vice-presidente do IAC, Ariane Couto, visitaram a Associação de Pesquisa e Ensino Solidário (Apes/BA), referência em educação inclusiva para crianças e adolescentes com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ao destacar a parceria com a vice-presidente, Tanisia ressaltou o caráter transformador do trabalho voluntário. “Nesta jornada, a parceria com Ariane tem sido fundamental. Como ela costuma dizer, muitas vezes iniciamos uma ação achando que vamos ajudar, mas somos nós que saímos ajudadas. Esse crescimento é fruto de um trabalho conjunto. Hoje, a Assembleia de Carinho tem a nossa cara, minha e de Ariane”, declarou.
INICIATIVAS E CAMPANHAS
No mês de maio, dedicado às mães, foi lançada a iniciativa “Enxoval de Carinho”, que arrecadou itens para bebês e kits de higiene para genitoras em situação de vulnerabilidade. O período também marcou a estreia do programa “Assembleia de Carinho na TV”, exibido pela TV ALBA, com espaço fixo voltado à divulgação de causas sociais. Ainda em maio, Tanisia Cunha foi uma das 50 mulheres homenageadas na 26ª edição do Prêmio Mulher que Faz a Diferença na Comunidade e Sociedade.
Em junho, o IAC lançou a campanha “Carinho para a Melhor Idade”, com doações recorrentes de materiais de higiene, limpeza e alimentos para abrigos de Salvador, como o São Gabriel e o Lar Projeto de Deus. Paralelamente, promoveu Feiras Agroecológicas na ALBA, incentivando a agricultura familiar baiana, com apoio dos deputados da Casa.
Já em julho, o engajamento da equipe garantiu ao Instituto o primeiro lugar na venda de ingressos para a 5ª edição da Feijoada do Amor, em benefício do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). O segundo semestre teve início com a doação de mais de 200 caixas de biscoitos a instituições parceiras. Em agosto, o IAC aderiu à campanha virtual “Agosto Lilás”, reforçando a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher.
Setembro foi marcado pela campanha “Gotas de Carinho”, voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua, com distribuição de água e cobertores, além da realização do 1º Simpósio de Educação Inclusiva da ALBA. Em outubro, a campanha “Mundo Fantasia do Carinho” arrecadou brinquedos e fantasias para crianças em situação de vulnerabilidade, enquanto o “Outubro Rosa” ganhou destaque no programa Assembleia de Carinho na TV, com quadros especiais sobre prevenção e combate ao câncer de mama.
Dando continuidade ao calendário de saúde, o “Novembro Azul” reforçou a conscientização sobre o câncer de próstata. Ao longo do ano, o Instituto também manteve ações em datas tradicionais, como as Trezenas de Santo Antônio, além de iniciativas permanentes de enfrentamento à violência contra a mulher.
ENTREGA DE BRINQUEDOS
Encerrando o ano, em dezembro, o IAC realizou a entrega de brinquedos ao Projeto Criança Feliz e apoiou a campanha global dos “21 Dias de Ativismo”, com a divulgação de conteúdos digitais da advogada Jordana Barreto sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, ampliando a conscientização em toda a rede.
Por fim, Tanisia destacou que, além das ações de doação e apoio às instituições — que impactaram profundamente sua visão de mundo —, o grande marco de 2025 foi a estreia do programa Assembleia de Carinho na TV. Mesmo sem experiência prévia como apresentadora, ela assumiu a função com entusiasmo. “Não sou apresentadora, mas amo estar ali. Sou grata pela carta branca que recebi para inovar”, comemorou. Para 2026, a gestora projeta a continuidade desse processo, celebrando o crescimento mútuo entre quem ajuda e quem é ajudado.





Comentários