Bahia celebra 50 anos da Pedagogia da Alternância com destaque para a parceria com a Secretaria da Educação


Bahia celebra 50 anos da Pedagogia da Alternância com destaque para a parceria com a Secretaria da Educação

Foto: André Fofano/SEC

Uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia, proposta pela vice-presidente da Casa, deputada Fátima Nunes, celebrou, nesta segunda-feira (10), os 50 anos da Pedagogia da Alternância no Estado. A metodologia, reconhecida por integrar o conhecimento escolar às vivências das comunidades, tornou-se referência na formação de jovens do campo e tem recebido apoio permanente da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Em parceria com as 34 Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e três Casas Familiares Rurais (CFRs), a SEC fortalece a aprendizagem contextualizada e a valorização das identidades rurais, garantindo oportunidades de desenvolvimento social e produtivo em todo o território baiano.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, participou da cerimônia representando o governador Jerônimo Rodrigues. Após destacar a relevância da data, ela reforçou o compromisso do governo com a Educação do Campo. “Celebrar 50 anos da Pedagogia da Alternância é reconhecer o poder transformador de uma metodologia que une a escola à vida. É motivo de grande orgulho ver a Bahia como referência nacional, valorizando o conhecimento que nasce da terra e das experiências comunitárias. Nossos estudantes levam para a escola o saber do campo e retornam com novos aprendizados que fortalecem suas famílias e territórios. Este é o verdadeiro sentido da educação pública: formar pessoas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, com a cultura e com a continuidade da vida no campo”, afirmou.

A diretora de Educação de Povos e Comunidades Tradicionais da SEC, Poliana Rios, também reforçou a relevância da iniciativa. “Celebramos, hoje, um marco significativo. A Secretaria da Educação estabeleceu uma parceria de sucesso com as Escolas Famílias Agrícolas e as Casas Familiares Rurais, reconhecendo-as como referências na Pedagogia da Alternância. As EFAs e CFRs participam ativamente de todos os programas e ações da Secretaria, desde que estejam alinhados aos princípios da Educação do Campo e da formação profissional”.

Educação que transforma
Para os estudantes, a Pedagogia da Alternância representa mais do que uma metodologia: é um modo de vida. É a educação que transcende os muros da sala de aula, manifesta-se no campo, nas atividades cotidianas e no convívio comunitário. “A Pedagogia da Alternância e as experiências proporcionadas pelas famílias agrícolas transformaram minha vida. Pude aprender com minha comunidade, sem a necessidade de deixá-la, trilhando um caminho que inspira outros jovens”, revelou Valdilene Oliveira de Souza, ex-aluna da Escola Família Agrícola Monte Santo, no Território do Sisal. Já Caique Nunes Teixeira, que está finalizando sua trajetória de quatro anos de estudo na Escola Família Agrícola de Caculé, destacou que a escola é como uma segunda família, que o prepara para a vida e oferece oportunidades. “Tudo o que aprendo levo para a minha comunidade, buscando melhorar nossa produção e preservar o meio ambiente”, destacou.

O secretário executivo da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba), José Nivaldo Santana Costa, reforçou o simbolismo da celebração. “Este evento é de grande importância para nós, pois estamos celebrando meio século de trajetória, de luta e de superação de desafios na Pedagogia da Alternância. As escolas chegaram à Bahia em 1975, e este momento reafirma nossa história e nossos objetivos”, afirmou. Ele acrescenta que, desde 2019, com o então secretário Jerônimo Rodrigues, consolidou-se uma parceria governamental. “E as EFAs começaram a progredir sem grandes obstáculos. A secretária Rowenna Brito tem demonstrado o mesmo compromisso, sempre pronta a auxiliar, sem medir esforços. Agradecemos a ela e ao governador pelo apoio da Secretaria da Educação, que é fundamental para nós”.

O diretor-presidente da Rede das Escolas Famílias Agrícolas do Semiárido, Crispim Ribeiro da Silva, completou: “A pedagogia da alternância é capaz de transformar vidas e promover a educação como força de mudança. Seguiremos firmes, ampliando conquistas e oportunidades no campo”.

Fonte: Ascom/SEC
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *