Bahia conquista sete medalhas no primeiro bloco dos JEBs 2025 de Uberlândia


Bahia conquista sete medalhas no primeiro bloco dos JEBs 2025 de Uberlândia

Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

A Bahia chega ao segundo bloco de competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, em Uberlândia, interior de Minas Gerais, nesta quarta-feira (15), com sete medalhas conquistadas ao todo no primeiro bloco. Após conquistas na natação, no futsal feminino e no voleibol masculino, o foco dos baianos parte para o atletismo, o atletismo adaptado, o judô, a ginástica rítmica e o taekwondo até o sábado (18).

Com uma delegação composta por 66 estudantes atletas – das modalidades de badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia -, foram conquistadas duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze entre os dias 7 e 12 deste de outubro. O destaque ficou para natação, que subiu ao pódio cinco vezes, com três nadadores.

Natação Baiana – A Bahia começou não com o pé direito, mas com a braçada direita. Na sua terceira edição nos JEBs e histórico de medalhas, Felipe Santiago Viana, de 14 anos e da Escola Sartre Seb Monet, em Lauro de Freitas, foi o primeiro medalhista e o principal nome da Bahia com três medalhas, todas conquistadas na série ouro (a principal da disputa). Ele conquistou a prata nos 50m livre e nos 100m livre, além de um bronze nos 50m costas.

“Esse campeonato é muito importante para os jovens da minha idade para incentivar o esporte. A Bahia vem sempre forte na natação nos JEBs. Sempre, é uma experiência muito importante para todos nós e, principalmente, para mim. Nessa edição, nadei três provas e conquistei três medalhas na série ouro. Eu gostaria de agradecer ao Governo do Estado da Bahia por apoiar nossa vinda e permitir nossa disputa com outros nadadores de grande nível técnico e de competitividade aqui”, comenta Felipe.

Já a medalha dourada de primeiro lugar veio duas vezes pela série bronze: Pedro Gabriel Ribas, 14 anos e do Colégio Gregor Mendel, de Salvador, conquistou o ouro nos 100m livre; e Lídio Vinicius Teixeira, 13, da Escola Mundái, de Porto Seguro, conquistou o ouro nos 400m livre da série bronze. “Acabei de conquistar essa medalha de ouro. Estou muito feliz. Foi uma prova complicada, mas fiz força até o final e fiquei muito feliz em medalhar no JEBs 2025”, conta Pedro.

Modalidades Coletivas – A Bahia completou sua participação no primeiro bloco com duas medalhas nas modalidades coletivas. O tradicional futsal feminino do Colégio Integral conquistou a medalha de bronze da série prata após vencer a disputa de terceiro lugar contra Roraima. Já o voleibol masculino do Colégio Militar de Salvador chegou à final da série bronze contra o Goiás e ficou com a medalha de prata após perder uma partida disputadíssima com direto a um 15 a 13 no tiebreak no terceiro set.

O capitão do time, que está no seu segundo JEBs, Leandro Bonfim, comemorou o resultado e a experiência. “Perdemos a final, infelizmente. Mas, estamos muito felizes, porque o que nos resta é experiência para chegarmos ainda mais longe nos próximos campeonatos. Essa competição é uma muito difícil. Mesmo com uma equipe mista de atletas que já participaram antes e muitos novos, que precisavam ganhar maturidade, ganhamos essa experiência e maturidade de volta para Salvador junto a este troféu.”

Segundo bloco – A Bahia segue na maior competição escolar de 12 a 14 anos do país de 15 a 18 de outubro, em Uberlândia, com 58 estudantes atletas. As disputas de atletismo, atletismo adaptado e judô começaram já nesta quarta, no SESI Gravatás, enquanto a ginástica rítmica começou no Ginásio Municipal Tancredo Neves – Arena Sabiazinho; e o taekwondo terá início nesta quinta-feira (16), no Ginásio Poliesportivo presidente Roosevelt.

Bahia nos JEBs 2025 – A Bahia será representada por 193 atletas nos três blocos: 66 no primeiro (badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia); 58 no segundo (atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, judô e taekwondo) e 69 no terceiro (basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez) – além de 35 técnicos e mais 25 membros da delegação.

Ao todo, 257 pessoas de toda a delegação da Bahia nos JEBs 2025 entre os dias 5 e 28 de outubro participam do torneio com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Elas representam 22 cidades baianas: Amargosa, Aporá, Camaçari, Candeias, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Feira de Santana, Iguaí, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, Nova Canaã, Pojuca, Porto Seguro, Remanso, Salvador e Uruçuca.

Jogos Escolares Brasileiros 2025 – O evento, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), vai reunir mais de 10 mil pessoas, entre atletas, árbitros e comissão técnica, de todas os estados e do Distrito Federal em Uberlândia/MG. Ao todo, 12 equipamentos esportivos serão utilizados como locais de competição.

Ascom Sudesb –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *