Cafu se congratula com povo de Rio do Pires


Por meio de moção de congratulações protocolada na Assembleia Legislativa, o deputado Cafu Barreto (PSD) saudou o município de Rio do Pires, que, na próxima segunda-feira, 17 de novembro, comemora a passagem do seu 64º aniversário de emancipação política. “É com grande satisfação que esta Casa Legislativa presta esta justa homenagem a Rio do Pires, desejando que o município siga trilhando caminhos de prosperidade, união e crescimento”, afirmou.

No documento, o parlamentar elencou as características do lugar. Ele lembrou também que a primeira família a se instalar nas terras do município foi a família Pires, de origem portuguesa, que se fixou neste território no século XVIII e ali criou a Fazenda Pires, cujo nome foi dado ao curso d’água que passa próximo a fazenda, o Rio do Pires.

Cafu destacou que nas primeiras décadas do século XX, pessoas vindas de outros municípios do Centro-Sul e da Chapada Diamantina se fixaram no território de Rio do Pires, atraídas pela expansão da lavoura e da pecuária. Surge, nesta época, na Fazenda Pires, o povoado de Rio do Pires (hoje sede do município de mesmo nome), cujo nome se deve à fazenda no qual surgiu e ao rio que passa próximo ao mesmo.

“Foi em 17 de novembro de 1961, sancionada a Lei Estadual n.º 628, que desmembrou do município de Paramirim, os distritos de Ibiajara e Rio do Pires, formando o novo território de Rio do Pires, o qual foi instalado em 7 de abril de 1963, com a posse da primeira legislatura da Câmara Municipal e do primeiro prefeito, Clemente Pereira da Silva”, relata o deputado.

O legislador informa que a economia do município é fortemente baseada na agricultura familiar, com destaque para o cultivo de feijão, milho, mandioca, além da criação de pequenos e médios rebanhos. Além disso, a cidade se destaca pelo seu potencial hídrico, especialmente pelo Rio do Pires, que dá nome à cidade e possui grande importância histórica e simbólica. Outro ponto forte é a produção artesanal, o comércio local e a mineração em pequenas escalas também contribuem para movimentar a economia e gerar oportunidades à população.

O deputado Cafu Barreto falou ainda das curiosidades e riquezas culturais de Rio do Pires, destacando a tradicional Festa de Santo Antônio, celebração que reúne moradores e visitantes, fortalecendo laços comunitários e preservando a identidade local. “A arquitetura simples e charmosa do centro da cidade, aliada à hospitalidade de seu povo, torna Rio do Pires um local singular no interior baiano”, elogiou.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *