Fiscalização da venda de bebidas alcoólicas adulteradas, promoção da inclusão de pessoas com deficiência por meio da Patrulha Inclusiva da Polícia Militar e defesa do trabalho digno para catadores, ambulantes e cordeiros estão entre as principais frentes do Plantão Integrado dos Direitos Humanos no Carnaval de Salvador 2026. Realizado pelo 4º ano consecutivo pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o serviço é considerado o maior do estado em eventos populares e referência nacional na proteção e defesa de direitos durante grandes festas. A abertura oficial acontece na quinta-feira (12), às 9h, na Biblioteca Central dos Barris, com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, além de outras autoridades estaduais e representantes de órgãos parceiros.
Com mais de 40 instituições e 200 profissionais mobilizados, o Plantão Integrado oferecerá suporte a crianças e adolescentes, pessoas idosas, mulheres, população LGBTQIAPN+, pessoas negras, pessoas com deficiência, trabalhadores/as, vítimas de trabalho indigno e escravo, e outros grupos vulneráveis. Equipes volantes percorrerão os circuitos realizando ações preventivas, identificando e registrando ocorrências de violações e encaminhando os casos para atendimento especializado.
Postos fixos
O serviço estará disponível de 12 a 17 de fevereiro em três locais: Circuito Osmar – Procon (Rua Carlos Gomes, 746, 2 de Julho); Circuito Dodô – Barra (Av. Centenário, em frente ao Shopping Barra) e na Estação de Metrô da Lapa, para distribuição de pulseiras de identificação para crianças.
O atendimento terá início nesta quinta-feira, das 14h às 4h da madrugada. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Plantão funcionará das 9h até as 4h da Quarta-feira de Cinzas. Além do atendimento presencial, o serviço também estará disponível via WhatsApp, pelo número (71) 98249-6016.
Mobilização Educativa – campanha #RespeitoÉNossoDireito
O Governo da Bahia leva às ruas a campanha “Respeito é Nosso Direito!”, reforçando o combate a todas as formas de discriminação e estimulando o respeito às diversidades.
Serviços oferecidos no Plantão:
Recepção e acompanhamento de denúncias de violações de direitos;
Acompanhamento aos ambulantes/cordeiros/trabalhadores informais;
Distribuição de pulseiras de identificação de crianças (busca ativa e postos fixos) e pessoas com surdez (busca ativa e nos postos fixos);
Fiscalização contra trabalho infantil, exploração sexual e trabalho indgno/análogo à escravidão;
Apoio a conselhos tutelares, abrigos e delegacias (Adolescente Proteja);
Fiscalização do Procon-BA contra bebidas alcoólicas adulteradas em camarotes privados e comércios em geral; acessibilidade em camarotes
Emissão de boletins diários;
Guia da Rede de Proteção para acionamentos rápidos e encaminhamentos mais ágeis;
Patrulha Inclusiva com a Polícia Militar para pessoas com deficiência nos portais de entrada da festa e circuitos.
Serviço:
O quê? Abertura Oficial do Plantão Integrado dos Direitos Humanos
Onde? Biblioteca Pública do Estado (Biblioteca Central dos Barris), Salvador
Quando? 12 de fevereiro (quinta-feira), às 9h





Comentários