Complexo Poliesportivo de Jequié transforma rotina de estudantes e comunidade, com foco em saúde e inclusão


Complexo Poliesportivo de Jequié transforma rotina de estudantes e comunidade, com foco em saúde e inclusão

Foto: Acervo pessoal

O Complexo Poliesportivo Educacional Aníbal Brito, em Jequié, se consolida como um dos principais espaços de promoção da saúde, do esporte e da inclusão social no Território do Médio Rio de Contas, ao articular ações voltadas a estudantes das redes municipais e estadual de ensino e à comunidade em geral. Anexo ao Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) da mesma cidade, o equipamento funciona no contraturno escolar por meio do Programa Educa Mais Bahia, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) que amplia a jornada formativa dos alunos com atividades educativas, esportivas e culturais.

Com uma estrutura ampla e diversificada, que inclui quadra poliesportiva, campo society, piscina, pista de atletismo, quadra de areia, sala de lutas e academia ao ar livre, o complexo possibilita o acesso regular a modalidades como capoeira, judô, jiu-jitsu, karatê, basquete, futsal, vôlei, natação e hidroginástica. As atividades atendem crianças, adolescentes e adultos, promovendo hábitos saudáveis, fortalecimento físico e convivência comunitária, sempre com acompanhamento profissional.

A proposta do equipamento vai além da prática esportiva e reafirma o esporte como política pública de cuidado e formação. “Atendemos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, além da comunidade, com atividades que fortalecem o processo de ensino e aprendizagem e ampliam o acesso a práticas que não existem em outros órgãos públicos. A hidroginástica e a natação para adultos surgem justamente dessa necessidade de cuidar das pessoas, especialmente das que vivem em situação de vulnerabilidade”, explica o diretor do CJCC de Jequié, Saú da Silva Souza.

Hidroginástica: cuidado, acolhimento e qualidade de vida
Entre as ações ofertadas, a hidroginástica se destaca pela grande procura e pelo impacto direto na saúde dos participantes. Atualmente, o curso conta com seis turmas e já registra uma fila de espera com 67 pessoas. A vendedora de roupa Olindeuza Brito, aluna da modalidade, resume a experiência vivenciada no complexo. “A hidroginástica tem sido uma experiência muito positiva. Para mim, é uma verdadeira bênção, porque tem fortalecido meu joelho e minha coluna, nos quais enfrento problemas”.

A emoção de quem participa das atividades revela o alcance social da iniciativa. “Sou muito feliz por fazer parte dessas aulas, duas vezes por semana. Sou grata a Deus e aos professores pelo carinho, pela dedicação, pontualidade e compromisso. Este projeto tem sido muito importante para a nossa saúde e só tenho a agradecer por esse cuidado que o Governo do Estado oferece à comunidade”, complementou Dilce Freitas, estudante do projeto e gestora escolar, evidenciando o papel do complexo como espaço de transformação e bem-estar.

Tita Moura – Ascom/SEC
Fotos: acervo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *