Deputada francesa visita Poder Legislativo da Bahia


A deputada do Partido Socialista francês e presidente do Grupo de Amizade França-Brasil na Assembleia Nacional da França, Cèline Hervieu, visitou a Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã desta terça-feira (4). Filha de mãe baiana, Cèline veio a convite da Comissão de Agricultura, em retribuição à recepção dada pela legisladora aos membros do colegiado que representou a ALBA, na semana passada, no Salão do Chocolate de Paris, na capital francesa.

Ao lado do cônsul honorário da França em Salvador, Bernard Greck, a parlamentar recebeu as boas-vindas do grupo de parlamentares formado por Manuel Rocha (UB), presidente da comissão, Marcinho Oliveira (UB), Ricardo Rodrigues (PSD), Raimundinho da JR (PL), Luciano Araújo (SD), Matheus Ferreira (MDB) e da presidente da Assembleia de Carinho, Tanísia Coronel.

Segundo Manuel Rocha, o colegiado foi muito bem recebido por Cèline no parlamento francês, “e hoje estamos fazendo as honrarias a ela que veio conhecer a casa do povo baiano”, disse. Articulador da visita, o deputado Paulo Câmara ressaltou o papel da deputada para a conexão entre os parlamentos, “e como filha de baiana e deputada de envergadura, com postura e determinação, incluindo a Bahia nas atividades França-Brasil”.

VISITA

Logo na rampa, na entrada da Casa, a deputada foi apresentada ao painel de Carybé, pelo coordenador do Memorial da ALBA, Pierre Malbouisson; em seguida, conheceu as salas das comissões e o plenário, onde conheceu o mural Galeota Gratidão do Povo, do artista plástico Carlos Bastos, e finalizou o programa visitando a galeria dos ex-presidentes da Casa, no Saguão Nestor Duarte.

Para a presidente do grupo Amizade França Brasil, a visita teve um significado especial, “por ter mãe baiana e uma ligação e um amor muito forte por essa cidade, esse estado da Bahia”. Neste ano de aniversário das relações bilaterais, quando ocorre uma temporada cultural com uma programação cultural, social e esportiva entre os dois países, ela prometeu reforçar a cooperação entre ambos os países, incluindo a Bahia nas atividades.

“É um ano muito importante para as relações entre França e Brasil e a gente tem muitos pontos a trabalhar juntos, a exemplo das indústrias culturais criativas, a luta contra a discriminação, o racismo, e também questões relativas ao meio ambiente, projetos da educação, da pequena infância, da juventude, então, podemos trabalhar juntos no nível local da cooperação descentralizada e, também, no nível da Assembleia Nacional e Legislativa daqui da Bahia”, afirmou.






Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *