Nos bastidores da política baiana, a postura do deputado estadual Ricardo Rodrigues tem gerado desconforto e críticas intensas. Após usar a audiência pública sobre a seca na Expoagri para autopromoção, o parlamentar agora é acusado tentar se apropriar politicamente da obra de requalificação das rodovias estaduais BAs 800 e 801, que ligam a sede do município de Irecê aos povoados de Meia Hora, Angical, Umbuzeiro, Itapicuru e Fazenda Nova — uma intervenção executada pelo Governo do Estado da Bahia.
A obra, fruto de articulações feitas por diferentes lideranças locais e estaduais, a exemplo do ex-prefeito Elmo Vaz, os deputados Cafu Barreto, Fabíola Mansur, dentre outros, agora vem sendo utilizada por Ricardo como bandeira pessoal em meio a movimentações que sinalizam uma possível candidatura sua a deputado federal. O parlamentar tem tentado colar sua imagem à entrega das estradas, mesmo sem histórico de atuação direta pela viabilização da obra.
O episódio ganhou ainda mais repercussão após a visita do atual secretário estadual de Infraestrutura, Sérgio Brito, que, até então, nunca havia pisado na cidade de Irecê, mas apareceu ao lado de Ricardo como se fosse o principal articulador da intervenção. A cena foi vista por muitos como um movimento articulado para dar corpo ao projeto político do deputado, que já estaria, segundo fontes, negociando apoios e trocando favores com outros candidatos e parlamentares, na tentativa de pavimentar seu caminho rumo à Câmara dos Deputados.
A manobra, no entanto, tem surtido efeito contrário. A atitude de Ricardo foi considerada um desrespeito aos aliados, aos deputados que realmente batalharam pela obra e aos parceiros de caminhada política que foram surpreendidos com a apropriação indevida do feito. Para muitos, o gesto soa como um “tapa na cara” daqueles que se dedicaram ao pleito, e reforça uma imagem de oportunismo político que pode comprometer sua credibilidade junto à base e ao eleitorado.
Nos bastidores, a repercussão negativa já começa a colocar em xeque a confiabilidade do deputado como parceiro político. O uso eleitoreiro de obras públicas sem o devido reconhecimento às forças que realmente contribuíram para sua viabilização é visto como prática velha, incoerente e nociva ao jogo democrático.
As obras de recuperação da BA 800, que liga Irecê ao distrito de Angical foi anunciada pelo Governador Jerônimo na última semana no palanque na Cidade de João Dourado. Um outro questionamento que está sendo feito por moradores do distrito de Itapicuru é se a BA 801 também será requalificada, ou se a intervenção vai ficar apenas em Angical.
Comentários