Em reunião na Assembleia, presidente da BAMIN garante traçado original da FIOL até Ilhéus



Foto: Divulgação
Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia 29 de abril de 2025 | 19:17

Em reunião na Assembleia, presidente da BAMIN garante traçado original da FIOL até Ilhéus

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu nesta terça-feira (21) o presidente da BAMIN, Eduardo Ledsham, e sua diretoria, para debater o andamento das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e do Porto Sul, em Ilhéus. Durante o encontro, o executivo reafirmou que não há qualquer possibilidade de mudança no traçado da ferrovia até o litoral baiano, e os deputados estaduais destacaram a importância estratégica do projeto para a logística e o desenvolvimento econômico do Estado.

“Uma ferrovia com um porto como esse permite a redução de até 40% nos custos de transporte, tanto para o agronegócio quanto para a mineração. Por isso, não abrimos mão da continuidade dessas obras e não vamos permitir a paralisação de um projeto tão importante para o futuro da Bahia”, afirmou o deputado estadual Eduardo Salles, presidente da Comissão de Infraestrutura.

Eduardo Ledsham assegurou que a empresa mantém total compromisso com o projeto da FIOL já definido, indo até o Porto Sul, em Ilhéus. “Não existe a menor alternativa de mudar um traçado que já foi desenhado da ferrovia com 64% das obras concluídas e o Porto Sul 100% licenciado, com capacidade projetada para movimentar 40 milhões de toneladas. Mudar isso seria quase um delito”, reforçou.

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, lembrou que a Casa acompanha o projeto há mais de uma década. “Desde 2012, com a Comissão Especial da FIOL, temos atuado para destravar os entraves com o IBAMA, o TCU e outros órgãos. Esse é um projeto que representa a redenção da nossa Bahia. Não há porto sem ferrovia, nem ferrovia sem porto. Vamos buscar todos os deputados federais e senadores para reforçar essa luta, que é de todos os baianos”, afirmou.

Durante a audiência, Ivana anunciou que, a pedido das comissões da Casa, será solicitada uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio.

Participaram do encontro os deputados estaduais Ivana Bastos, Fátima Nunes, Eduardo Salles, Penalva, Bobô, Marcone Amaral, Pedro Tavares, Hassan, Maria del Carmen, Robinson Almeida, Rosemberg Pinto, Antônio Henrique Jr. e Paulo Câmara.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *