Estado lança campanha pelo fim da violência contra a mulher na abertura do Baianão 2026; com transmissão exclusiva pela TVE


Estado lança campanha pelo fim da violência contra a mulher na abertura do Baianão 2026; com transmissão exclusiva pela TVE

Foto ilustrativa: Gabriele Jessi/Irdeb

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), lança, neste sábado (10), uma campanha pelo fim da violência contra a mulher, durante a abertura do Campeonato Baiano de Futebol, que será marcada pela partida entre Vitória e Atlético, às 16h, no Barradão, em Salvador. O objetivo é prevenir todas as formas de violência baseada em gênero, utilizando o alcance social do esporte como ferramenta de conscientização e transformação cultural.

A campanha envolve diversas mídias e chamará atenção para situações cotidianas que causam apreensão e medo às mulheres e busca sensibilizar toda a sociedade para a denúncia pelo disque 180, em caso de violência de gênero. Além da campanha, a SPM também levará para alguns estádios a Unidade Móvel de atendimento multidisciplinar às mulheres. Neste sábado (10), a Unidade Móvel estará na entrada principal do Barradão, das 15h às 16h30.

A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, disse que esta é mais uma estratégia na luta pelo fim da violência contra as mulheres. “Esta campanha foi idealizada pelo nosso governador Jerônimo Rodrigues, aproveitando a visibilidade do Baianão, com transmissão ao vivo, para também fazermos essa mobilização de respeito e proteção das mulheres. Queremos, com isso, chamar a atenção de todas as pessoas para o fato de que a violência contra a mulher não é normal e este enfrentamento é uma responsabilidade coletiva. Então, estamos unimos forças com a Federação Baiana de Futebol (FBF), com os dez clubes do campeonato, a Defensoria Pública-Geral do Estado e o Irdeb, nesta parceria”, afirmou.

De acordo com 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada seis minutos uma menina ou mulher sofre violência sexual no Brasil; a cada seis horas, uma mulher é morta por feminicídio, sendo 63% mulheres negras; e três em cada 10 mulheres já foram vítimas de violência doméstica no país. Em dias de jogos, o número de ameaças contra mulheres aumenta, em média, 23,7% e os casos de lesão corporal dolosa no contexto da violência doméstica crescem 20,8% em comparação aos dias sem jogos. Estes dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Transmissão exclusiva da TVE
A partir deste sábado (10), a TVE, em parceria com a Federação Bahiana de Futebol (FBF), fará a transmissão exclusiva de todos os jogos do campeonato, agora também disponível no canal 222 das parabólicas digitais. As partidas poderão ser acompanhadas ainda pelo canal oficial da emissora no YouTube. Os 10 clubes que estão na disputa pelo título da primeira divisão são Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Galícia, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória.

Fonte: Ascom/SPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *