O Festival A Bossa, em Juazeiro, reune artistas, pesquisadores e convidados se reúnem até domingo, 30, para celebrar o legado de João Gilberto. A programação ocupa o Centro de Cultura João Gilberto e a Orla II, com rodas de conversa, encontros musicais e shows que aproximam diferentes gerações da música brasileira. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), com apoio da Caixa, Governo do Brasil, Bahiagás e Governo da Bahia.
A abertura na sexta, 28, no Centro de Cultura João Gilberto teve a inauguração da obra O Nascimento da Bossa Nova, criada por Alex Moreira. Logo depois, a Arena recebeu o Bate-Papo & Bossa Talkshow com Armando Pittigliani e convidados, que revisitam histórias, bastidores e influências da bossa nova no Brasil e no mundo. Ainda à noite, mais uma edição do Edésio Santos da Canção. Na Orla II, a noite seguiu com shows de Lenine, Roberto Menescal & Théo Bial, Maurício Dias e Silas França.
Neste sábado (29) o Bate-Papo & Bossa Talkshow volta a reunir Armando Pittigliani e convidados na Arena do Centro de Cultura. O Edésio Santos da Canção segue às 19h, também no local. Na Orla II, a programação traz apresentações de Mônica Sangalo, Loulu Gilberto, Daniel Jobim e do Quinteto Sanfônico do Brasil.
O encerramento, no domingo (30) será na Orla II, a partir das 19h, com shows de Alexandre Leão e Roberta Sá, além da apresentação e premiação dos vencedores do Edésio Santos da Canção. Vanessa da Mata fecha a noite com um repertório marcado por sucessos e parcerias que atravessam fases diferentes da MPB.
Realizado na cidade natal de João Gilberto, o festival reforça a ligação do artista com a região e evidencia a influência que sua obra exerce sobre músicos, pesquisadores e novos criadores. A mistura de gerações, a presença de nomes consagrados e o estímulo à formação de novos artistas ampliam o alcance do evento e fortalecem a memória do criador da bossa nova.
Fotos 📷
Jairo Goldflus – Lenine
Luiz Paulo Nunes – Mônica Sangalo
Maju Magalhães – Roberta Sá
Rodolfo Magalhães / Vanessa da Mata
Comentários