Serão três dias de programação gratuita voltada para as crianças, com Contação de Histórias, Musical da Menina da Cabeça Quadrada, Peça Teatral ‘O Brincoder de Pepe’ e muito mais.
A Biblioteca Central do Estado da Bahia irá se transformar em um grande palco para a celebração da infância. Com curadoria da escritora Emília Nuñez, o Festival “Ler e Brincar: Biblioteca é Lugar de Criança”, acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de outubro. A programação reúne contações de histórias, bate-papos, lançamentos, espetáculos teatrais e musicais, além de momentos especiais que aproximam os pequenos leitores da criação literária.
O festival, que acontece em outubro, considerado o mês das crianças, presta homenagem a duas grandes referências da cultura e da educação no Brasil: Mabel Velloso e Lydia Hortélio, mulheres que dedicaram suas vidas a valorizar a palavra, a música, as cantigas e a memória da infância. O evento é uma realização da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia.
“O Festival Ler e Brincar nasce como mais uma importante ação do Governo do Estado, visando aproximar as crianças dos livros e das bibliotecas, criando experiências lúdicas e acolhedoras que despertam o prazer da leitura. Uma ação essencial para a formação de novos leitores e para o fortalecimento de vínculos com o universo literário. Afinal, a infância que encontra os livros descobre mundos infinitos, e o Festival une fantasia, leitura e diversão.”, ressalta Sandro Magalhães, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon.
Durante os três dias de atividades, escritores, artistas, educadores e crianças se encontram para afirmar que a biblioteca é um espaço vivo, lúdico e plural. Além da participação de escritores como Ricardo Ishmael, Marta Caldas, Vovó Cici, Luiza Meireles, Maurício Akin e Yale Tárique, Denízia Kawany Fulkaxó, Marta Caldas, Débora Maria, Renata Fernandes, Sálua Chequer e Igor Trovanova, Ana Fátima e Anderson Shon, o festival apresenta o Musical e Peça Teatral.
Musical A Menina da Cabeça Quadrada com o Grupo Ciranda
O Musical é uma contação de história com músicas autorais do Grupo Ciranda para o best-seller da autora baiana Emília Nuñez. Rocks, sambas e cirandas vão ajudar a pequena Cecília a “desquadradizar” a cabeça da criançada que, assim como ela, exagerou nas telas.
Peça teatral: O Brincoder de Pepe
Interpretado pelo ator Danilo Cerqueira, com direção do artista transdisciplinar Luiz Antônio Sena Jr., o espetáculo convida crianças e jovens a perceberem a brincadeira como linguagem de expressão e ferramenta de transformação, celebrando a infância como território de imaginação, resistência e potência criativa. A peça é uma adaptação cênica do conto infantil de Deko Lipe.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA – FESTIVAL LER E BRINCAR
9 de Outubro (quinta-feira)
Manhã
9h- Marta Caldas conta: A Festa dos Números.
9h30 – Débora Maria conta: Eu amo meu black
10h – Um encontro no Sitio que sonhamos: Ana Fátima e Anderson Shon contam histórias
Tarde
14h – Histórias e Brincadeiras dos povos indígenas Kariri Xocó com Denízia Kawany Fulkaxó
15h – Bate-papo: Crianças que escrevem brincam de criar histórias, com Luiza Meireles, Maurício Akin e Yale Tárique.
10 de outubro (sexta-feira)
Manhã
9h – Renata Fernandes conta e brinca com: A lagartixa com cara de Salsicha
10h – Peça teatral: O brincoder de Pepe
14h – Vovó Cici lança o livro “Oxalá, o Grande Pai que Olha por todos”.
15h – Ricardo Ishmael brinca de ler “Quinca no Mundo da Lua”.
11 de outubro (sábado)
9h30- Emília Nuñez & Grupo Ciranda apresentam: Musical A Menina da Cabeça Quadrada
10h30 – Sálua Chequer e Igor Trovanova em: Essa Toalha tem Estória de ler e de brincar!
Homenagem a Mabel Velloso e Lydia Hortélio
Fonte: Ascom/FPC
Comentários