As inscrições para a 3ª edição do Selo Lilás seguem abertas até o dia 20 de janeiro de 2026, pelo site. Esta é certificação concedida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), a empresas, entidades com ou sem fins lucrativos e organizações que promovem a valorização das mulheres e a equidade de gênero no mundo do trabalho. Nesta sexta-feira (9), a SPM promoveu um encontro virtual com gestoras municipais e comissões territoriais para dialogar sobre o Selo, detalhar o edital, apresentar os critérios de avaliação e reforçar a importância desta política pública.
A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou o papel estratégico da certificação. “O Selo Lilás reconhece e incentiva organizações que promovem ambientes de trabalho mais igualitários, seguros e respeitosos para as mulheres. É uma ação que transforma realidades e inspira novas práticas em toda a Bahia”, afirmou.
Entre as ações consideradas para a certificação estão a garantia de igualdade salarial, o incentivo à presença feminina em cargos de liderança, o suporte psicológico e jurídico em casos de violência de gênero, além da adoção de políticas de conciliação entre vida profissional e pessoal, como licença-maternidade e apoio à parentalidade.
A assessora especial da SPM, Daniella Araújo, apresentou os critérios do edital, que avalia ações desenvolvidas por empresas e entidades públicas ou privadas. “O Selo Lilás reconhece organizações comprometidas com a valorização, o respeito e a equidade de gênero, estimulando a adoção de práticas que ampliam oportunidades para as mulheres”, explicou.
Durante a apresentação, foram apresentados dados que evidenciam a desigualdade de gênero no mundo de trabalho. Segundo pesquisas, as mulheres ainda recebem, em média, 19,4% a menos que os homens exercendo a mesma função e ocupam menos de 40% dos cargos de liderança no país.
Instituído pela Lei Estadual nº 14.343/2021 e regulamentado pelo Decreto nº 22.173/2023, o Selo Lilás já certificou 199 organizações em 21 Territórios de Identidade da Bahia. Em 2024, foram 83 certificações, número que cresceu para 116 em 2025, alcançando 54 municípios baianos.
Fonte: Ascom/SPM





Comentários