Em pronunciamento na retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (3), a presidente Ivana Bastos ratificou o papel da Casa como espaço central da democracia, da escuta e das decisões que impactam a vida do povo baiano. Na sessão solene de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, que marca o início do seu segundo ano à frente da Presidência, ela fez um balanço do primeiro ano de gestão — agradecendo o apoio dos colegas, servidores, imprensa e da família — e estabeleceu como meta principal para 2026 assegurar o funcionamento pleno da ALBA em um ano eleitoral.
Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e de outras autoridades do Estado, a chefe do Parlamento baiano conduziu a sessão, definida por ela como um encontro que simboliza a harmonia necessária entre os Poderes para governar e legislar em favor da Bahia. “Esta solenidade reafirma que, quando os Poderes caminham em harmonia, quem ganha é o povo da Bahia, que espera de nós responsabilidade, diálogo e resultados concretos”, resumiu, aproveitando para fazer deferência ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador José Rotondano, que tomou posse no dia anterior.
Ivana Bastos exaltou a união, as divergências como parte da democracia e o respeito institucional entre os 63 pares para o bom funcionamento da Casa. Para a presidente, hoje “a Assembleia respira presença, pluralidade e compromisso com a Bahia. Uma Casa firme no trabalho e presente no cuidado com a sociedade baiana, que decide com seriedade pública e constrói uma relação de confiança com o povo”.
A presidente do Legislativo registrou com tristeza a ausência do colega Alan Sanches, que faleceu no mês passado, saudando sua trajetória na Casa e expressando que “a melhor forma de honrar quem partiu é manter este Parlamento ativo, digno e fiel ao mandato popular”.
PLENÁRIO FORTALECIDO
O ano de 2025 foi de avanços para tornar a Assembleia mais eficiente, mais organizada e mais respeitada, na visão da presidente. Para Ivana Bastos, as deputadas e deputados fortaleceram o plenário como espaço de decisão, ampliaram a atuação das comissões e garantiram votações relevantes para a Bahia. Ela destacou ainda melhorias estruturais e modernizações administrativas promovidas na Casa, que fortaleceram a transparência e o acesso da sociedade ao Parlamento.
“Ampliamos, com responsabilidade, a abertura da Assembleia Legislativa à sociedade baiana, consolidando ações permanentes de aproximação, transparência e estímulo à participação cidadã. Hoje, damos mais um passo concreto nesse caminho com a inauguração do Posto SAC aqui na ALBA, um serviço que aproxima ainda mais o Parlamento do cidadão e amplia o acesso a direitos e serviços essenciais”, afirmou Ivana, agradecendo, em especial, ao governador Jerônimo Rodrigues, ao secretário da Administração, Rodrigo Pimentel, e ao superintendente do SAC, Flávio Barbosa, “que foram decisivos para tornar esse projeto realidade”.
A presidente da Assembleia celebrou os resultados alcançados e declarou estar com energia renovada para avançar ainda mais, “com a serenidade de quem conhece o peso da história, com a firmeza de quem respeita esta Casa e com a coragem de quem acredita na política como instrumento de transformação”. Também deixou como recado ao povo da Bahia que “a Casa permanece aberta, ativa e atenta às suas demandas, trabalhando para honrar a confiança que nos foi depositada”.
Ao encerrar seu discurso, Ivana Bastos — primeira mulher a dirigir o Legislativo baiano em 192 anos de existência da Casa — fez questão de registrar sua emoção ao cumprir, pela primeira vez, o ritual de revista à Guarda de Honra da Polícia Militar da Bahia. “Esse momento não é apenas meu. Ele representa todas as mulheres que, com coragem e determinação, ocupam espaços de liderança e reafirmam diariamente que lugar de mulher é onde ela quiser estar”, celebrou.
Reportagem : Alexandre Melo
Edição: Divo Araújo





Comentários