O deputado José de Arimatéia (Republicanos) protocolou, na Assembleia Legislativa, moções de congratulação para Barra do Choça e Esplanada, pelos aniversários de 64 e 95 anos de emancipação político-administrativa de ambos os municípios, comemorados, respectivamente, nos dias 22 e 23 de junho.
Na moção em homenagem a Barra do Choça, o parlamentar manifestou profunda gratidão e orgulho por mais um ano de história do município e abraçou simbolicamente a sua população, “a quem tenho a honra e o privilégio de representar nesta Casa Legislativa. Também agradeceu pela confiança depositada em seu mandato, por meio de 116 votos, reafirmando o compromisso compartilhado em busca de um futuro cada vez melhor para a região”.
Arimatéia lembrou as origens da cidade, que surgiu a partir de uma fazenda que servia como ponto estratégico de pouso e descanso para tropeiros e viajantes. Ele destacou a emancipação oficial, conquistada em 22 de junho de 1962, que abriu caminhos para que Barra do Choça se transformasse e ganhasse fama nacional como a “Capital do Café”.
“Hoje, consolidando sua vocação agrícola e o dinamismo de sua economia, Barra do Choça destaca se com orgulho como a maior produtora de café arábica do Nordeste, alcançando a expressiva marca de 13,7 mil toneladas”, afirmou, elogiando a qualidade da produção “que atende e encanta os paladares mais exigentes do mercado nacional e internacional, faz da cafeicultura o verdadeiro motor do desenvolvimento e da geração de emprego e renda local”.
O republicano elogiou a rica história, a força econômica e a relevância do município para o progresso da Bahia. “É justo e oportuno que esta Casa preste esta merecida homenagem a Barra do Choça e ao seu povo”, declarou.
MARCO HISTÓRICO
Na moção em comemoração ao 95º aniversário de Esplanada, José de Arimatéia celebrou o marco histórico, o fortalecimento, o crescimento da cidade e agradeceu aos seus cidadãos por confiarem a ele a honra de representá-los no Parlamento baiano, através dos 220 votos obtidos no último pleito, “oportunidade em que reafirmo meu compromisso inabalável de trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento e bem-estar desta terra tão amada”.
O legislador também fez questão de lembrar a luta pela emancipação de Esplanada, que foi elevada à categoria de município em 1931. Arimatéia também destacou o progresso local, “sem jamais perder a essência acolhedora de sua gente”.
Por fim, ele também elogiou o patrimônio histórico-cultural e as belezas naturais do município, “que atraem visitantes de todas as partes do país”, citando, entre os seus “tesouros turísticos”, a Praia de Baixio, “famosa por suas dunas imponentes, lagoas e águas cristalinas, consolidando-se como um dos destinos mais cobiçados do litoral baiano”.
Além da riqueza ambiental de Esplanada, o legislador destacou o papel da cidade como salvaguarda da memória do estado, por meio do Sítio Beliscão, acervo arqueológico reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).
“Diante de sua rica história, potencial econômico e indiscutível relevância no cenário turístico e cultural da Bahia, é plenamente justo que esta Casa Legislativa preste esta calorosa e merecida homenagem ao município de Esplanada no ápice dos seus 95 anos”, afirmou.
Reportagem: Rita Tavares
Edição: Franciel Cruz





Comentários