O deputado Marcone Amaral (PSD) apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de resolução em que propõe a concessão da Comenda 2 de Julho ao médico neurocirurgião itabunense Sílvio Porto de Oliveira. A homenagem, conforme argumentou o parlamentar, é um reconhecimento pela contribuição do profissional à medicina, à educação médica, à gestão hospitalar e ao cooperativismo em saúde no estado da Bahia.
No documento, Marcone Amaral enalteceu a carreira profissional do médico neurocirurgião, que é formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, tendo feito residência em neurocirurgia no Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. “Com mais de cinco décadas de dedicação à neurocirurgia, o doutor Sílvio Porto é reconhecido por sua competência técnica, liderança institucional e contribuição inestimável à saúde pública e privada da Bahia”, relatou.
Além da graduação e residência, lembrou o deputado, Sílvio Porto aprimorou a formação na França com especialização em Neurocirurgia no Hospital La Timone e concluiu um curso de MBA em finanças pela Universidade Federal do Ceará.
Marcone Amaral ressaltou que o médico, ao longo de sua carreira, construiu uma sólida reputação de excelência. Atualmente, chefia o Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e coordena a Neurocirurgia do Hospital de Base de Itabuna. Ele também já coordenou o setor no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, e no Hospital Regional de Vitória da Conquista.
“Seu compromisso com a classe médica e o desenvolvimento cooperativista o levou à Presidência da Associação Bahiana de Medicina – Regional Itabuna e à Diretoria Executiva da Unimed do Brasil, além de ter presidido a Unicred Região Sul da Bahia e o Sicredi Integração Bahia. Atualmente, também atua como diretor conselheiro da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB)”, contextualizou o legislador em sua proposição.
Ao justificar o projeto de resolução, Marcone Amaral ponderou que o médico é reconhecido nacionalmente e ocupa o posto de membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Academia Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica.
“Por toda sua trajetória, marcada por competência, humildade, espírito público e liderança, o doutor Sílvio Porto de Oliveira tornou-se um exemplo de dedicação à saúde e à vida. Sua contribuição extrapola os limites da medicina e alcança o campo do desenvolvimento regional, da educação e da solidariedade humana”, destacou o parlamentar.
Comentários