O Museu Geológico da Bahia (MGB), equipamento cultural administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), participará da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento ocorrerá de 21 a 24 de outubro, trazendo o tema “Planeta Água – A Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”. Nesta edição, a SNCT chama a atenção para a importância da preservação dos recursos hídricos e o papel do conhecimento científico diante da crise climática.
“Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é importante para os museus, principalmente os de ciências como o Museu Geológico da Bahia, pois são instituições que promovem a construção e reconstrução do conhecimento, além de desenvolverem papel fundamental na popularização da educação científica. Estes espaços estimulam a curiosidade, especialmente entre crianças e jovens, despertando o interesse e o ingresso na pesquisa. Possibilita a conexão entre a ciência e a sociedade de forma prazerosa”, enfatizou a coordenadora técnica do MGB, Elizandra Pinheiro.
A programação do MGB inicia na terça-feira (21), das 9h às 11h, com a exibição do documentário “Inspirações que Vêm do Fundo”, no Cinema do Museu. A obra, dirigida por Ticiana Schindler, tem duração de 38 minutos e é dedicada à limpeza do mar em Salvador, mais precisamente na Orla Atlântica e na Baía de Todos os Santos. Retrata os primeiros dez anos do Projeto O Fundo da Folia, que, com seu caráter voluntário e educativo, realiza diversas ações socioambientais e culturais. Após a sessão, haverá um bate-papo com o mergulhador Bernardo Mussi, idealizador da iniciativa.
A instituição também realizará atividades em parceria com o Museu Antares de Ciência e Tecnologia (MACT), vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). De 21 a 23 de outubro, o MGB levará a exposição “Entre Rochas e Água: O Tesouro Negro” a Feira de Santana. A mostra acontecerá no período da manhã, das 9h às 12h, e no período da tarde, das 14h às 17h, no MACT, na rua da Barra, 925 – Jardim Cruzeiro.
Já no dia 24 de outubro, às 14h, o MACT leva ao MGB, em Salvador, a oficina “Oceano em Mudança: Refletir e Agir”. Essa será uma oportunidade para crianças e adolescentes compreenderem como o aquecimento global e a poluição afetam os oceanos. Além disso, aprenderão de forma prática e divertida maneiras de proteger a biodiversidade aquática.
Os oceanos ocupam 71% da superfície do planeta, sendo fundamentais para a vida na Terra. Contribuem para a regulação da temperatura, a produção de oxigênio e servem como fonte de alimento. Diversas atividades econômicas giram em torno do reino aquático; portanto, desenvolver práticas sustentáveis garante um futuro próspero para a humanidade. A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia coloca a cultura oceânica em destaque e promove reflexões e ações que geram impactos positivos.
Fonte: Ascom/SDE
Comentários