O Museu Geológico da Bahia (MGB), equipamento cultural administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recebe na próxima sexta-feira (31), às 15h30, o Coro Infantojuvenil do NEOJIBA. A apresentação, que tem entrada gratuita, faz parte do programa Encanto nos Museus, iniciativa que leva grupos artísticos do projeto a diferentes museus e espaços culturais de Salvador. O evento integra a 25ª Semana da Criança do MGB, projeto anual que oferece atividades culturais voltadas principalmente a estudantes, mas abertas a toda a comunidade.
A coordenadora técnica do MGB, Elizandra Pinheiro, destaca a importância da iniciativa, ressaltando o papel social e educativo das ações promovidas pelo equipamento cultural. “O Museu Geológico da Bahia sente-se honrado em retomar a parceria com o NEOJIBA e poder contribuir com as políticas públicas do Governo do Estado, promovendo o desenvolvimento e a integração social para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade”, declara.
Atualmente sob a regência de Joilson Cerqueira, o Coro Infantojuvenil reúne jovens de 12 a 19 anos, que desde 2018 participam de importantes eventos musicais. Entre as apresentações de destaque estão o concerto do poema sinfônico Mandú-Çarará, obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos; a interpretação da Missa Armorial, em 2019, ao lado da Orquestra Castro Alves; e a opereta Festa de São João, adaptação da obra de Chiquinha Gonzaga, apresentada em 2023 sob regência da maestrina Lucie Barluet. O grupo participa frequentemente de encontros de corais, como o Festival NEOJIBA Encanta, e conta com o apoio dos monitores do Coro Juvenil em diversas atividades.
Sobre o Museu
O Museu Geológico da Bahia está localizado na Av. Sete de Setembro, nº 2195, no Corredor da Vitória, em Salvador. O espaço possui um dos maiores acervos do estado, que inclui rochas, minerais, gemas, fósseis e meteoritos. Os visitantes podem explorar as 15 exposições temáticas, entre elas os salões de Rochas Ornamentais e de Fósseis da megafauna baiana.
Inaugurado em 1975, o MGB é um centro de pesquisa, divulgação e preservação do patrimônio geológico da Bahia. O museu também conta com um cinema, área externa para convívio e uma agradável cafeteria, de onde se pode apreciar o mural Flor de Pedras, do artista plástico Juarez Paraíso. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. O MGB oferece visitas pedagógicas para grupos a partir de 15 pessoas, com agendamento pelo telefone (71) 3115-7971 ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: Ascom/SDE





Comentários