Foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (10), os avisos de licitação para a construção das Policlínicas Regionais de Saúde de Ibotirama, Ipirá e Seabra. Contempladas pelo Novo PAC, do Governo Federal, as obras serão viabilizadas com investimento estimado em R$ 92 milhões.
As novas unidades se somam às 26 policlínicas já em funcionamento no estado e a outras três em construção – em Camaçari, Remanso e Itapetinga -, reforçando o compromisso do Governo do Estado de ampliar a regionalização da saúde e a oferta de consultas especializadas e exames de média complexidade em toda a Bahia.
“Além das 26 policlínicas em pleno funcionamento, seis novas unidades foram selecionadas no PAC Seleções. Destas, três tiveram a licitação publicada agora no Diário Oficial; as policlínicas de Camaçari e Remanso serão entregues ainda neste semestre, e a de Itapetinga já conta com obras em estágio avançado. Isso representa mais ação, mais saúde e mais entregas”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Desde sua implantação, as policlínicas já realizaram mais de 9 milhões de atendimentos, oferecendo consultas em diversas especialidades como cardiologia, ortopedia, endocrinologia e neurologia, além de exames de alta complexidade, a exemplo de tomografias e ressonâncias magnéticas. O modelo tem sido fundamental para reduzir filas, qualificar a assistência e aliviar a sobrecarga dos hospitais.
Contemplando 416 municípios baianos, as 26 policlínicas atualmente em funcionamento estão distribuídas estrategicamente pelo estado, garantindo cobertura regional e maior equidade no acesso aos serviços. Elas estão localizadas em: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde, além das unidades de Escada e Narandiba, em Salvador.
Fonte: Ascom/Sesab





Comentários