Novembro das Artes Negras anuncia programação artística em Salvador e Simões Filho


Novembro das Artes Negras anuncia programação artística em Salvador e Simões Filho

Foto: Lucas Malkut- Ascom/Funceb

A Fundação Cultural do Estado (Funceb/Secult-BA) anuncia as atrações artísticas que irão compor a programação da 8ª edição do Novembro das Artes Negras. Este ano, o projeto tem como tema “Aquilombar-se: Resistência, Arte e construção coletiva”.

A 8ª edição do Novembro das Artes Negras propõe um mergulho nas potências criativas dos quilombos rurais e também dos urbanos, territórios onde corpos pretos transformam ausência em presença, silêncio em palavra e opressão em linguagem estética.

A arte negra, nesses contextos, não é apenas expressão: é estratégia de sobrevivência, ferramenta de disputa simbólica e motor de transformação social. Neste conceito, a programação conta com atrações que dialogam com a cultura afro-brasileira nas linguagens de Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro.

Na capital baiana, ocorrerão mostras de teatro, música, workshops e apresentações artísticas no Colégio Renan Baleeiro, em Águas Claras, no Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU), em Sussuarana e na Escola de Dança da Funceb, no Pelourinho. Em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Quilombo Pitanga dos Palmares e a Colônia Penal de Simões Filho também receberão a programação.

A propostas artísticas que integram a 8ª edição do Novembro das Artes Negras foram selecionadas por meio de edital elaborado com base na Lei nº 14.399/2022 (Lei PNAB), Decreto nº 11.740/2023 (Decreto PNAB), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Este ano o projeto conta com o apoio da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), do Coletivo Bahia Pela Paz de Águas Claras, do Quilombo Pitanga dos Palmares e do Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrin (CEDHU).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *