O que falta para o Bahia se classificar na Libertadores?


Ao vencer o Atlético Nacional-COL na noite da última quinta-feira (24), o Bahia chegou a sete pontos conquistados no Grupo F da Libertadores 2025. Com o resultado, o Tricolor se mantém em uma posição sólida na briga por uma vaga nas oitavas de final. 


Restando ainda três jogos a serem disputados, o Esquadrão tem totais condições de alcançar a pontuação considerada segura para a classificação ao mata-mata da principal competição no continente. Confira a tabela abaixo:

 

 


PONTUAÇÃO HISTÓRICA PARA AVANÇAR

Nos últimos cinco anos da competição (2020 a 2024), a média de pontos necessária para garantir vaga nas oitavas é de 10 pontos. Em grupos mais equilibrados, equipes chegaram a avançar com 9 ou até 8 pontos, embora nesses casos o saldo de gols e o desempenho nos confrontos diretos tenham sido decisivos.


Com os 7 pontos conquistados até agora, o Bahia precisa de mais uma vitória para alcançar os 10 pontos — marca historicamente suficiente para avançar. No entanto, com nove pontos ainda em disputa, o time tem margem até mesmo para tropeços, desde que consiga pontuar nos jogos restantes.


Em caso de triunfo diante do Nacional-URU, na quarta-feira (7), bastará apenas que uma, das três situações abaixo ocorra:

  • Internacional vencer o Atlético Nacional na Colômbia;
  • Bahia ganhar ao menos um ponto nos dois últimos jogos da fase de grupos;
  • Nacional ganhar ao menos um ponto nos dois últimos jogos da fase de grupos;


O levantamento realizado pelo perfil EC Bahia Números, constatou que de 1995 para cá, 351 equipes somaram 10+ pontos em fases de grupos de Libertadores. Dessas, somente 9 (2,6%) não se classificaram. O recorde é do Audax Italiano de 2007, terceiro colocado com 11 pontos. Quase todos os casos envolveram um lanterna com 3 pontos ou menos, com exceção do grupo D de 2019, que teve empate triplo em 10 pontos e lanterna terminando com 4 pontos. Confira a classificação da Libertadores:

 


O Bahia chega às últimas rodadas da fase de grupos em situação confortável e com boas chances de avançar às oitavas de final. Um triunfo nos próximos três jogos já coloca o time em uma faixa segura na tabela. A campanha até aqui é promissora, mas o momento exige foco: cada ponto conquistado pode ser decisivo para consolidar a classificação — ou até manter a liderança do grupo.

 

 

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *