Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia integra inovação e aprendizagem


Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia integra inovação e aprendizagem

Foto: Douglas Amaral – Ascom/SEC

O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciteci) aprovou, nesta terça-feira (25), no Centro de Operações e Inteligência da SSP, a minuta final da Política Estadual de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação), que será encaminhada à Casa Civil e, depois, à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A Secretaria da Educação do Estado (SEC) integrou o processo, reforçando a conexão entre inovação e aprendizagem.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do Conselho, Marcius Gomes, ressaltou a força do trabalho coletivo: “Desde setembro, a Comissão de Sistematização reuniu contribuições dos territórios, dos municípios e das instituições para consolidar um documento técnico, representativo e alinhado às prioridades da Bahia. Esta aprovação marca um avanço importante para o futuro da Bahia”.

Em seguida, a secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou o papel estratégico da educação básica na política recém-aprovada: “A integração entre ciência, tecnologia e formação docente fortalece a pesquisa nas escolas e estimula a criação de ambientes inovadores. A política impulsiona ações que aproximam estudantes do pensamento científico e ampliam oportunidades de desenvolvimento”.

A política aprovada estabelece diretrizes para interiorizar a ciência e a tecnologia, fomentar investimentos e fortalecer parcerias com universidades, setor produtivo e sociedade. A rede pública passa a ter protagonismo ampliado, com iniciativas voltadas para clubes de ciências, projetos escolares e formações específicas para educadores.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *